Agentes da PSP, militares do Exército ou da GNR e bombeiros têm agora nas Caldas da Rainha um lugar onde podem adquirir fardas e material de apoio, com a abertura da loja Fenix Camps, no número 16, loja C, da rua Vitorino Fróis.
O proprietário deste estabelecimento, Vítor Félix, é um ex-militar que se apercebeu de uma oportunidade de negócio, devido à ausência de oferta de produtos deste género na região.
Quanto era militar, Vítor Félix teve que substituir muitas vezes a sua farda e lembra-se de como era difícil conseguir adquirir o vestuário.
“Eu sei das dificuldades dos militares e dos agentes das autoridades em adquirir fardamento na região porque até agora tinham que se deslocar a Lisboa, o que encarece a compra”, explicou.
Por outro lado, nesta loja é possível encomendar previamente a farda, evitando viagens desnecessárias. “Em dois dias recebo aqui o material”, salientou.
Por lei, as fardas para as forças de segurança só podem ser vendidas mediante a apresentação do cartão sócio-profissional ou uma requisição do comandante do posto da GNR ou da esquadra da PSP.
Do exército para o comércio
Embora seja de Torres Vedras, terminado o contrato no Exército português, Vítor Félix optou por continuar a morar nas Caldas da Rainha, para onde veio em 2004 quando foi colocado na Escola de Sargentos do Exército.
Aos 31 anos, Vítor Félix cumpriu nove anos de serviço militar, tendo saído há um mês, com o posto de cabo-adjunto. Alguns meses antes decidira criar o seu próprio emprego tendo para tal, investido 8000 euros neste estabelecimento.
A loja tem também à venda material para desporto de aventura, como tendas, lanternas, botas, óculos de protecção e mochilas, ou para caça. Os civis que gostam de roupa alusiva aos militares podem também encontrar alguns artigos de interesse.
Para além dos artigos disponíveis na loja, Vítor Félix possibilita ainda que se escolham outros produtos através de catálogos.