Toca da Onça é como se designa o novo espaço que fica na Travessa da Cova da Onça, no local onde antes funcionou o Mazagran. Agora abriu portas um novo conceito, liderado por Gonçalo Jorge, que é também o responsável pelo Caravela, na Foz do Arelho.

“A Toca vai trabalhar como bistro, isto é, um restaurante que se transforma em bar à noite”, disse o responsável, de 33 anos, que se deixou inspirar na configuração da primeira sala do bar, que é um pouco escura e que lhe lembrou uma toca. Só depois é que, entrando, se fica a conhecer uma segunda área, num pátio interior, e uma nova sala, ao fundo, com lareira. A Toca oferece aos seus clientes três ambientes diferenciados.
Como restaurante, os clientes podem escolher entre dois pratos do dia (um de carne e um de peixe) de um menu onde se aposta na cozinha tradicional portuguesa. Após a hora de almoço, o espaço começa a trabalhar como bar, servindo bebidas e também petiscos à portuguesa como moelas ou salada de polvo.
“Vamos apostar forte no conceito do pós-trabalho oferecendo cocktails e petiscos para degustação”, disse o responsável que emprega, nos seus dois espaços, cinco colaboradores, além de assegurar o seu posto de trabalho.
“Temos uma equipa forte em cocktails e uma cozinheira experiente em cozinha portuguesa”, referiu o empresário, que investiu 15 mil euros para transformar o espaço em Toca da Onça. O bistro quer marcar presença nos eventos da cidade e, por isso, serão planeadas iniciativas durantes as Festas da Cidade ou o Caldas Late Night.
A médio prazo também terão lugar master classes de cocktails e serão convidados bartenders e chefes para desenvolver a degustação de cocktails e de menus, respectivamente.
Para o responsável, a zona centro da cidade “tem um grande potencial”, dado que é nesta zona que se concentra o comércio e onde “as pessoas podem passear e relaxar um pouco, após um dia de trabalho”, rematou.
Natural das Caldas, o responsável pela Toca da Onça e pelo Caravela, estudou Gestão Turística e Hoteleira e actualmente vive na Foz do Arelho.
A Toca da Onça funciona entre as 12h00 e as duas da manhã e encerra aos domingos.