Vários operadores turísticos, jornalistas e influencers das redes sociais polacos têm vindo visitar o Centro do país a convite da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal. Do programa da estadia faz parte a possibilidade de sentir a Praça da Fruta, de ver o Hospital Termal ou de fazer um passeio de barco na Lagoa de Óbidos.
Um passeio de barco na Lagoa de Óbidos é uma das actividades que a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (APCT) tem proporcionado a jornalistas, operadores turísticos e influencers polacos para fomentar o turismo para esta região naquele país.
Gazeta das Caldas falou com um dos grupos de oito polacos depois de uma destas visitas, na tarde do passado domingo.
Na Lagoa, durante duas horas, observaram aves e ouviram a História e as histórias daquele espaço. Noutras viagens deste género já se realizaram piqueniques nas margens, debaixo de pinheiros mansos.
O grupo saiu da zona em frente ao parque de caravanas, e seguiu até ao Covão dos Musaranhos, onde parou, antes de regressar. “Apesar de o percurso ser sempre semelhante porque a Lagoa de Óbidos não é navegável em muitos mais locais, as viagens nunca são iguais, faço sempre desvios consoante o que as pessoas querem conhecer”, disse Miguel Castro, que criou a Intertidal (empresa que prestou o serviço).
O empresário elogiou o esforço feito pela APCT, notando que “é uma grande mais-valia para dar a conhecer as potencialidades do Oeste e do Centro de Portugal”.
No concelho caldense, além do passeio na Lagoa, os polacos puderam conhecer a Praça da Fruta e visitar o Hospital Termal, entre outras actividades.
Uma das participantes desta visita foi a operadora turística Dominika Tocarczyk, que veio de Poznan. A sua empresa organiza saídas de quatro a cinco dias para pessoas com mais de 40 anos.
“Fomos à Praça da Fruta onde comprámos azeitonas e uns queijos deliciosos! E vimos a piscina termal onde a rainha se banhava. Gostei muito e também adorei a viagem de barco, apesar de o tempo não estar muito bom, o Miguel foi fantástico e demonstrou um grande conhecimento, falou-nos dos peixes e das aves. Foi muito interessante, adorei a paisagem e sentiu-se a energia deste local”.
Na sua empresa, que organiza viagens para 16 destinos, Lisboa é o terceiro mais procurado. “Em Portugal também procuram o Porto e Fátima e sinto que cada vez há mais interesse por Portugal”, afirmou, garantindo que vai “recomendar as Caldas da Rainha e os passeios na Lagoa de Óbidos!”
Empresário tem realizado travessias na Lagoa
Miguel Castro inaugurou as viagens de barco a 15 de Agosto e diz que desde aí não tem trabalhado mal. “Foi suficiente para pagar as despesas. Não realizei muito capital, mas foi o suficiente para continuar a trabalhar”. Agora, em fim de época, vêm as manutenções, tanto a nível de mecânica, como a nível estético. Isto além de “um investimento grande que tem que ser amortizado e gastos com seguros”.
Entretanto o empresário já tem realizado travessias na Lagoa de viajantes estrangeiros que chegam de bicicleta para atravessar de Norte para Sul (da margem caldense da Foz para a obidense do Bom Sucesso). “Alguns chegam já muito tarde e não lhes é rentável fazer a travessia a pedalar, então passam de barco e seguem para a zona de Ferrel e Peniche”.
Além disso, foi criada uma parceria com outro operador turístico, que organiza passeios pedestres e de bicicleta e que assim inclui esta opção no circuito. “Todos lucramos com isso”, faz notar.
Agora terminam as actividades com o barco, que regressam no próximo ano, começam os percursos pedestres e os de autonomia (sobrevivendo apenas com os bens de uma mochila durante três dias). A Intertidal é aliás a única a fazer este tipo de percursos em meio aquático a nível nacional.