Oportunidades formativas constituem o desafio da Sentidos Dinâmicos

0
575

O futuro da empresa Sentidos Dinâmicos passa pela continuação de um crescimento sustentado, no âmbito de uma oferta cada vez mais melhorada do leque de ações de formação profissional, para uma resposta mais objetiva e qualitativa das necessidades do mercado. São já mais de 39 mil pessoas formadas ao longo de 12 anos, muitas delas com frequência em várias certificações.

“Neste momento, o nosso objetivo não passa pelo alargamento para novas áreas, mas sim solidificar as que já trabalhamos há vários anos, utilizando as ferramentas digitais que estão disponíveis, pelo que o nosso foco não é aumentar o núcleo de clientes”, precisou o sócio-gerente Pedro Duarte. A videoconferência e a nova plataforma de e-learning, que está numa fase de crescimento, são apostas que ainda precisam da obtenção, por parte dos clientes, de uma maior aceitação. Na grande maioria dos casos concluiu-se que os formandos conseguem e preferem fazer a formação por via digital, apesar da partilha de experiências entre formandos ficar mais condicionada porque não há contacto presencial. “Há ainda alguma resistência dos empresários para perceber se esta opção formativa pode ser uma opção viável, pois ainda preferem a formação presencial. É esse trabalho que vamos continuar a fazer, porque as vantagens são muitas. Com mais formação dos colaboradores há, garantidamente, melhores resultados operacionais das empresas”, evidencia Pedro Duarte. Na parte da segurança laboral, traduz-se numa redução do absentismo dos funcionários e, consequentemente, dos constrangimentos laborais das empresas. “Ainda não estamos no ponto em que gostaríamos de estar, mas estamos a caminhar nesse sentido”.

Sentidos Dinâmicos espera regressar em 2022 com atividades presenciais nas Caldas

A administração da Sentidos Dinâmico aguarda que, futuramente, haja um maior aproveitamento do novo estúdio, entretanto construído nas instalações da empresa, que foi criado e dotado de meios tecnológicos para a formação online, mas que se espera que também venha a ser utilizado para o contacto com os clientes. O futuro passa também por criar novas respostas formativas, mais concretas e a pedido das empresas para colmatar as suas necessidades em determinadas áreas. O crescimento de clientes particulares no território nacional é, ao invés, um objetivo que está no horizonte da Sentidos Dinâmicos.
O fim das contingências que a pandemia de Covid-19 veio colocar a este setor é aguardado com alguma ansiedade, pois, apesar de tudo, o contato preferencial entre as pessoas continua a ser ainda a melhor forma comunicacional. A Sentido Dinâmicos tem vindo a editar, semestralmente, uma revista criada em 2014, que passou para formato digital, em que a atenção especial vai para a publicação de artigos de desenvolvimento pessoal, com recurso a colaboradores especializados. Desde 2010 que a empresa realiza, anualmente, um encontro nacional que junta os clientes e colaboradores, numa conferência com especialistas em várias áreas e que passou também a ser alargada ao público. Em onze edições, a última foi em ambiente digital, tal como a deste ano, mas o objetivo é regressar ao regime presencial quando for possível num quadro pós-pandémico em 2022. O mesmo sucederá com o jantar solidário natalício, em que é escolhida uma causa social a apoiar por todos os colaboradores da empresa. “Escolhemos sempre uma associação do concelho, de forma a também apoiarmos o associativismo”, destacou Pedro Duarte.
Em relação ao quadro legal em que opera a empresa, destaca que tem vindo a registar “algumas melhorias”, em que disso é exemplo a aprovação da introdução das novas tecnologias digitais para a formação profissional. “Já apresentámos oficialmemente algumas propostas, mas existe ainda alguma resistência para serem postas em prática. É esse trabalho que vai continuar a ser feito”, conclui o empresário. ■