O casal, Sérgio Penas Henriques e Joana Henriques, com a equipa do novo espaço comercial

A Padaria Henriques, que funciona em Salir de Matos há mais de 25 anos, abriu o seu primeiro ponto de revenda. Trata-se de um café e pastelaria com refeições rápidas, entre a Praça da Fruta e o Mercado do Peixe, nas Caldas.
O responsável pelo espaço é Michael Penas Henriques, filho de Sérgio Manuel Ferreira Henriques, que abriu a sua empresa em nome individual, em 1994. Mas a história da Padaria Henriques é bem mais antiga e está contada numa das paredes do novo estabelecimento. “De moleiros a padeiros”, contam, orgulhosamente. É que já o pai de Sérgio Henriques, José da Costa Henriques, era moleiro na Mata de Porto Mouro quando decidiu abrir uma moagem. Na época, a localidade mais próxima com electricidade era Salir de Matos e foi por isso que ali se estabeleceu em 1961.
Foi a ajudar o pai desde os 10 anos, a preparar os cereais para serem moídos, que Sérgio aprendeu o ofício e foi ele que no final da década de 70 do século passado, começou a cozer pão de trigo e de milho num forno de alvenaria. Vendia, então, entre 200 a 300 pães nos mercados locais.
“Queríamos abrir na Praça da Fruta, mas as rendas eram muito elevadas”, explicou Michael Penas Henriques. O espaço no nº12 da Rua José Malhoa foi uma oportunidade que apareceu, mas tem uma desvantagem. “Queríamos ter produção no local, mas aqui não temos condições para isso, porque o espaço é pequeno”, esclareceu Michael Henriques.
No futuro, o objectivo é juntar uma esplanada com 16 cadeiras aos 17 lugares sentados que existem no interior. Com a abertura deste negócio foram criados dois novos postos de trabalho, que acrescem aos 16 da padaria em Salir de Matos. O espaço, que é arrendado, foi todo remodelado em obras que duraram cerca de um mês. A decoração, “clean”, em branco e preto combinado com os tons da madeira, foi pensada pelo casal, que investiu cerca de 25 mil euros neste projecto
O café e pastelaria funciona de segunda-feira a sábado entre as 6h30 e as 19h00 e aos domingos e feriados entre as 6h30 e as 13h00.