Empresa tecnológica Sevways foi anfitriã de uma reunião de trabalho que serviu de balanço do projeto
A Sevways, empresa sediada no Parque Tecnológico de Óbidos, recebeu no passado dia 11 de Setembro, uma reunião de avaliação de resultados do projeto Sustainable Stone by Portugal.
O projeto Sustainable Stone by Portugal, liderado pela empresa beneditense Solancis, faz parte das Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o setor da pedra natural. Entre os principais focos do projeto estão o desenvolvimento de novos produtos, software e serviços no âmbito do WP2 – Digital Stone, que foram apresentados neste encontro.
Este encontro foi um momento importante para criar sinergias com as entidades do consórcio, que representam as maiores referências do setor da pedra natural em Portugal, como Dimpomar, Frontwave, Inov, Stone City, Postejo, entre outras.
Durante a reunião, foram discutidos os avanços do WP2 – Digital Stone, que está a criar novas soluções digitais para o setor, com destaque para a digitalização de processos e a introdução de tecnologias que visam aumentar a eficiência e a sustentabilidade da cadeia de valor da pedra natural.
Estiveram presentes o Instituto Superior Técnico e a ESGT/IPSantarém, representados pelo vice-presidente do ISTL e pelo diretor da ESGT, entre outros académicos. Estas universidades desempenham um papel fundamental na capacitação de recursos humanos e na investigação aplicada ao setor.
Este encontro representou ainda um momento importante entre os vários parceiros do consórcio e destacou o papel de Portugal na liderança de projetos inovadores no setor da pedra natural, combinando tradição com inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.
O projeto Sustainable Stone by Portugal visa a criação de tecnologias inovadoras, a valorização de excedentes e subprodutos, o desenvolvimento de soluções robóticas e a digitalização de processos, promovendo simultaneamente a transferência de conhecimento entre o setor empresarial e o académico. O consórcio é composto por 53 entidades, entre elas 31 empresas do setor da pedra natural, nas quais se destacam as beneditenses Solancis e Julipedra, e 10 empresas tecnológicas, incluindo a Sevways. Prevê-se que venha a ter um impacto significativo nas exportações do setor, com um crescimento estimado de 8% até 2027. O projeto tem um financiamento do PRR que ultrapassa os 32,8 milhões de euros, dos quais 14,6 milhões de euros estão já executados. ■