A Braz Gil produz cerca de 150 modelos diferentes para a L’Objet, que são vendidas numa loja aberta recentemente na cidade do cinema norte-americano

Várias linhas produzidas pela Braz Gil Studio, a manufactura caldense de porcelana, estão à venda numa loja, aberta recentemente, em Hollywood. É através do cliente internacional L’Objet que as peças podem ser adquiridas num novo espaço de vendas, na Maxfield Gallery, na cidade do cinema, junto a Los Angeles. A Braz Gil está a crescer, ampliou instalações e aumentou a equipa de colaboradores. A completar o 24º aniversário, a empresa apresenta um volume de negócios de 500 mil euros ao ano.

As peças de porcelana feitas na Braz Gil estão à venda em vários locais do mundo, como os grandes armazéns como no Harrods ou no Neiman Marcus, onde a L’Objet possui forte presença. Aquela marca internacional está agora representada num espaço de vendas na Maxfield Gallery, em Hollywood (Los Angeles). A L’Objet trabalha com a empresa familiar caldense há vários anos, na criação de várias colecções, muitas em exclusividade. “Neste momento produzimos 150 peças diferentes para a marca”, disse Joaquim Braz Gil, o responsável pela empresa que trabalha para várias firmas internacionais. Em Portugal a Braz Gil Studio colabora com vários museus e com a Gulbenkian.
Criada em 1996, a firma caldense dedica-se à manufactura em porcelana, apostando na qualidade e no design. A equipa de trabalhadores já ultrapassa as 21 pessoas e, segundo Joaquim Braz Gil, ainda serão necessários “mais quatro a cinco colaboradores”.
A procura pelas peças da empresa tem sido crescente e as encomendas estão a aumentar, o que levou à necessidade de ampliar as instalações da unidade industrial que agora conta uma nova nave com mais 260 metros quadrados. As obras implicaram um investimento orçado em 60 mil euros.
A empresa caldense tem uma facturação anual de 500 mil euros e dedica-se à manufactura de porcelana.
As suas colecções destinam-se sobretudo ao mercado internacional. A Braz Gil Studio tem coleccções próprias como a Caça Real e a Família Rosa, entre outras. Produz, também, litofanias, esculturas, reproduções e peças originais em parceria com designers nacionais e estrangeiros.
Além da Braz Gil Studio, a L’Objet também trabalha em parceria com a Cerâmicas S. Bernardo (Perpétua, Pereira e Almeida de Alcobaça) e a Porcel (Oliveira do Bairro), adquirindo têxteis a empresas do Norte do país.
A empresa das Caldas tem as suas instalações na Rua Diário de Notícias, nº 201.