Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 21:27
InícioDestaqueQuinta da Azenha abre portas como turismo de habitação

Quinta da Azenha abre portas como turismo de habitação

-

AzenhaDesde finais de Dezembro que a empresária Natacha Outerelo deixou o seu restaurante em França aos cuidados do seu pai para abraçar um novo projecto. Desde então tem estado no Olho Marinho a preparar a abertura da Quinta da Azenha, convertida em turismo de habitação, com 12 quartos, restaurante, bar e duas piscinas.
A ideia de adquirir a quinta foi do pai, José Outerelo, natural de Ovar e emigrado há vários anos em França, onde é chefe de cozinha. “Gostei muito do estilo da casa e da calma da região”, disse aos jornalistas José Outerelo durante a inauguração do espaço, a 13 de Março.
Os compromissos profissionais acabaram por impossibilitar o seu regresso a Portugal e foi a filha, Natacha Outerelo, quem acabou por regressar para gerir o espaço. “Eu vim tomar conta da quinta onde ele [José Outerelo] sonhava viver e ele ficou em França a tomar conta do meu restaurante”, conta a empresária, que agora gere o complexo de cerca de 1800 metros quadrados de área habitável.
Natacha Outerelo considera que a Quinta da Azenha tem um “potencial enorme” e pretende dinamizar todos os espaços. Para além da casa principal, quer aproveitar a biblioteca para reuniões e encontros profissionais. Há também espaços que podem ser utilizados para festas como casamentos e baptizados, embora não de grande dimensão. Existe ainda um espaço amplo para as crianças, com uma área de jogo.
De acordo com a empresária, os hóspedes serão recebidos “não como num hotel, mas com atendimento personalizado, possibilitando-lhes que se sintam em casa”.
E, tendo em conta a sugestão de amigos de que era necessário um local para convívio ao serão, Natacha Outerelo criou também um “wine bar”, com vinho servido a copo, tapas e petiscos característicos de várias regiões do país.
Também já em funcionamento está  o restaurante. O Chef José Outerelo esteve em Portugal para ajudar na preparação da equipa que ficará na quinta e da carta do restaurante que, tendo em conta a sua especialidade, apostará na comida italiana, mas também com alguns apontamentos da gastronomia portuguesa.
Esta abertura criou já dois postos de trabalho, além da ajuda da família Outerelo. A empresária está já em contacto com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste no sentido de criar parcerias para que possa ter ali alguns alunos da escola a estagiar.

Cristos e crucifixos em exposição
Na biblioteca e capela da Quinta da Azenha encontra-se exposta uma mostra de Cristos e Crucifixos, que fazem parte da sua colecção privada de arte sacra. “Trata-se de uma colecção única em Portugal”, refere Natacha Outerelo, dando nota da riqueza e diversidade das peças existentes.
Encontram-se expostos maioritariamente Cristos Populares, reunidos ao longo de vários anos, alguns deles completos com cruz e peanha. Além disso, podem ser apreciadas peças datadas do século XIX (Barroco) e ainda outras mais raras, indo-portuguesas e filipinas, que remontam a um tardio século XVI e XVII.
Encontram-se também expostas figuras sacras e um presépio em miniatura, montado sobre um toucador do final do século XIX.
A mostra, que pode ser visitada até 5 de Abril, está integrada nas celebrações da Semana Santa de Óbidos.

 

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Edição Digital

Capa da Semana


VER CAPA


FAÇA LOGIN

Acesso exclusivo a assinantes
Gazeta das Caldas

Assinaturas do
Centenário

Condições exclusivas para celebrar 100 anos de história.

Ver Campanhas
Até 31 de Julho de 2026
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.