
A Vários Sabores, Lda., que se dedica à produção de bens alimentares está a preparar a mudança da Ribafria (Benedita) – onde está desde a sua fundação em 2004 – para a Zona Industrial das Caldas da Rainha, numa operação que vai custar perto de 1,5 milhões de euros.
Esta empresa está presente em várias cadeias de supermercados com tartes, bolos de fatia e sobremesas. Depois de em 2011 ter conseguido resistir ao súbito aumento do IVA na restauração de 6% para 23%, a Vários Sabores encetou em 2014 uma recuperação que lhe permitiu triplicar as vendas e o número de trabalhadores, o que justifica agora a mudança para novas instalações.
A nova unidade da Vários Sabores na Zona Industrial das Caldas da Rainha, que vai ser construída na Rua das Poesias, tem conclusão prevista para Março do próximo ano e vai dotar a empresa de condições de topo para a produção de bolos e sobremesas e também de tecnologia de ponta em termos de frio. A empresa passa a ter a certificação de segurança alimentar FSSC 22000, que a deixa preparada para as especificações do mercado do continente europeu e para as ilhas Britânicas. “É uma certificação exigente, que controla inclusivamente a presença de metais e potenciais sabotagens, por exemplo na rede de água dos serviços municipalizados”, conta Paulo Mateus, proprietário da empresa.
A necessidade de mudança de instalações advém do crescimento que a Vários Sabores tem tido desde 2013. Crescimento que atrasou mesmo o processo de construção da nova fábrica. No início estava previsto um pavilhão com cerca de 1.750 m2, mas teve que ser redimensionado durante a fase de projecto devido ao aumento das encomendas e da carteira de clientes. A nova fábrica, implantada num terreno de 6.000 m2 na Zona Industrial terá uma área edificada de 2.300 m2 (com possibilidade de expansão até aos 3.000 m2) e uma capacidade para receber 100 trabalhadores, o dobro dos postos de trabalho que a empresa tem actualmente.
Além de maximizar os processos de produção em relação à actual fábrica, que era antes uma unidade de produção de marroquinaria que teve que ser totalmente adaptado, a nova unidade foi feita a pensar no conforto dos funcionários. O desenho das instalações tem como tema um barco “para transmitir que estamos todos no mesmo barco”, explica o empresário. Terá uma zona para pausa de trabalho, refeitório e também um espaço infantil.
“Vamos deslocalizar os colaboradores e muitos vão ter problemas em compatibilizar o horário com a escola dos filhos. Quem não tiver onde os deixar depois da escola, pode levá-los para ali até acabarem o horário de trabalho”, explica Paulo Mateus. O empresário afirma que o bem estar dos colaboradores é uma política da empresa, que não procura mão-de-obra barata. A formação contínua é uma exigência e são ainda desenvolvidas regularmente actividades extra-laborais para promoção do espírito de equipa.
O edifício também tem em conta a responsabilidade ambiental. O aquecimento das águas será garantido por painéis fototérmicos e painéis fotovoltaicos vão garantir pelo menos parte da energia eléctrica necessária.
A localização das novas instalações foi bastante estudada. A empresa contactou todos os municípios na região e chegou a ter projecto para se instalar em Rio Maior, concelho que ofereceu “melhores condições em termos de apoio empresarial”. No entanto, a intervenção do presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira e do vice-presidente Hugo Oliveira, foram decisivas para a instalação nas Caldas da Rainha, explicou o empresário. “Demonstraram muita vontade de nos ter cá e surgiu a oportunidade de um terreno que era quase irrecusável”, disse.
Actualmente a Rua das Poesias, que liga a Zona Industrial ao Campo, não está asfaltada, mas Paulo Mateus tem a garantia do executivo camarário de que o asfalto e todas as infra-estruturas necessárias vão ser colocadas em tempo útil.
Não está excluída a hipótese de manter as actuais instalações na Ribafria (Benedita), caso haja encomendas com processos de produção mais simplificados que o justifiquem.
O TRIPLO DAS VENDAS E DOS TRABALHADORES
A Vários Sabores foi criada em 2004 a pensar na distribuição de sobremesas através do canal HORECA (hotelaria, restauração e cafetaria). O início foi abalado por uma tragédia. Um acidente de viação colheu a vida a Eugénio Santos, sócio de Paulo Mateus 15 dias depois da constituição da empresa. Depois, o empresário decidiu concretizar o negócio sozinho.
Apesar de no arranque o maior volume da produção ser absorvido pelos restaurantes, conseguiu entrar também na distribuição através das cadeias Intermarché e E. Leclerc. “São cadeias que têm um sistema diferente da Sonae e do Grupo Auchan porque os produtos são vendidos ponto a ponto e não para a cadeia porque funcionam como um franchising”, explica Paulo Mateus.
O desenvolvimento da empresa permitiu criar acordos com os grandes grupos da distribuição em 2006, nomeadamente com a Sonae, a Makro, o Grupo Auchan e o El Corte Inglés. “Isso deu-nos um impulso”, sublinha o empresário. Esse desenvolvimento foi também premiado pelo Ministério da Economia, com a atribuição do prémio Empresa Gazela (para empresas com crescimento rápido e sustentado) entre 2006 e 2009.
O negócio seguia de vento em popa até 2011, quando o governo de Passos Coelho subiu a taxa de IVA na restauração de 6% para os 23% de forma generalizada. Os produtos da Vários Sabores eram, sobretudo, de origem láctea – como cheesecakes, baba de camelo, ou o tiramisù – e viram o imposto aplicado subir do mínimo, 6%, para o máximo. “Foi muito prejudicial, o mercado não suportou esse aumento, tivemos que ser nós a reduzir a nossa margem e não a tínhamos”, recorda Paulo Mateus, que acrescenta que 2011 e 2012 foram “anos terríveis”.
A escolha foi a fuga para a frente. “Fizemos uma revolução interna, repensámos toda a estratégia e alterámos a gama de produtos”, conta o empresário.
Se o core business eram as sobremesas, passaram a ser as tartes e os bolos de fatia de gama premium.
Em 2014 a empresa fez um primeiro grande investimento para dotar a fábrica de um túnel de congelação e armazenagem para produtos congelados. A aposta passou a ser, definitivamente, na qualidade das tartes e também em torná-las um produto de longa duração que pudesse ser mantido em stock.
“As tartes premium da Sonae são quase todas produzidas por nós”, sublinha Paulo Mateus. A aposta catapultou as vendas em 70% em 2014. No ano seguinte o volume de negócios continuou a crescer na ordem dos 50% atingindo 2,4 milhões de euros. Nos primeiros meses deste ano continua a aumentar a um ritmo próximo dos 20%. Entre 2013 e 2015 a empresa mais que triplicou as vendas e também a força de trabalho, que passou de 15 para 45 funcionários. Actualmente são já 49 os postos de trabalho gerados.
CONSOLIDAR EM PORTUGAL E EXPORTAR
O segredo para manter os números a subir é “diversificar a carteira de clientes”, refere Paulo Mateus. Um dos caminhos é consolidar as vendas em Portugal. Para tal foi criado um departamento de Investigação e Desenvolvimento (I&D) com dois colaboradores dedicados em exclusivo aos novos produtos.
“É uma aposta forte no desenvolvimento e na costumização, em personalizar os produtos para os clientes”, explica Paulo Mateus.
Já este ano foi firmado um contracto com outra grande cadeia de supermercados, para produtos de rotação rápida, que vão começar a ser testados em loja. A empresa desenvolveu também uma gama de topings das sobremesas de uma cadeia de restaurantes com cerca de 70 pontos de venda e está a desenvolver neste momento a gama de produtos de Natal para um outro cliente.
Também este ano já foi lançada uma linha de bolachas saudáveis, que incorporam produtos como sementes de chia, sementes de abóbora, linhaça, beterraba e bagas goji.
“Assim que os clientes souberam que tínhamos este departamento começámos a receber solicitações para desenvolver vários produtos à medida”, atesta Paulo Mateus.
Outra forma de se consolidar a nível interno foi encontrar parcerias locais, com as associações de produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) e de Pêra Rocha do Oeste (ANP). O primeiro protocolo foi estabelecido com a APMA em 2011 e já permitiu colocar à venda na grande distribuição a tarte de Maçã de Alcobaça, Maçã de Alcobaça assada e também bêbeda. Em 2015 o acordo foi replicado com a ANP. No mercado já está a tarte de Pêra Rocha do Oeste e outros produtos vêm a caminho. Os produtos são desenvolvidos pela Vários Sabores e submetidos à aprovação das associações antes de irem para o mercado.
Para além de darem visibilidade aos produtos da empresa, “promovemos os produtos da região e ajudamos no seu escoamento”, refere o empresário. A empresa chega a consumir perto de três toneladas de pêra e de maçã por semana.
O outro caminho para manter o crescimento é abrir a porta às exportações. A Vários Sabores tem marcado presença em diversas feiras internacionais, em Portugal, Inglaterra, França e Espanha, e já começou a colher resultados. Este ano começou a trabalhar com um agente em Espanha, onde já fornece sete clientes. Por enquanto só exporta 5% do que produz, sobretudo para Espanha e Angola, mas o objectivo é chegar também aos mercados inglês, francês e alemão.
Produtos tradicionais industrializados
Pão-de-ló húmido, tartes de amêndoa, de maçã, de pêra, de noz, de limão ou de frutos silvestres, semi-frios, cheesecakes, ou ainda um leque de doces de colher, como a nata do céu, a baba de camelo, o doce de amêndoa, o tiramissú ou a mousse de chocolate, são algumas das receitas que a Vários Sabores produz inspiradas na tradição e que podem ser adquiridos em quase todos os supermercados por todo o país.
“Pretendemos ter um produto rústico e com qualidade, que podia ser feito numa pastelaria convencional mas que tem um preço competitivo, porque é industrializado”, explica Paulo Mateus. A forma de o conseguir é esmagar as margens e, para isso, é preciso produzir em escala.
“Para ter a margem que precisamos temos de ter as máquinas a trabalhar o maior tempo possível. Nos últimos três meses do ano conseguimos ter a fábrica em funcionamento 24 horas por dia, em três turnos”, diz Paulo Mateus. Chegam a ser expedidas 5 a 7 toneladas de produto por dia, “o que é bastante significativo”, sublinha.
Para além dos produtos de pastelaria a Vários Sabores iniciou recentemente um projecto conjunto com um parceiro estratégico, para dinamizar a marca “Pão da Benedita”. O projecto conta já com uma grande variedade de pães tipo rústico.
