Vitamina H aposta na saúde através da nutrição

0
252
Ana Maria Guilherme com um dos seus batidos gourmet

Batidos nutritivos gourmet são base para um estilo de vida saudável

Há mais de 10 anos que Ana Maria Guilherme se dedica à nutrição saudável através dos produtos Herbalife, mas a pandemia trouxe-lhe um novo desafio e novas possibilidades. Criou o projeto Vitamina H, no Campo, onde reside. Mais do que comercializar os produtos, pretende dar aos clientes saúde e felicidade através da nutrição.
Foi em outubro de 2011 que Ana Maria Guilherme abriu um espaço de nutrição nas Caldas da Rainha, em conjunto com um casal amigo, com base nos produtos da Herbalife Nutrition. “Comecei a fazer as refeições, para as pessoas poderem degustar um batido gourmet antes de adquirirem os produtos para terem em sua casa”, conta Ana Maria Guilherme.
Às qualidades nutritivas dos batidos, a forma como Ana Maria Guilherme os confeciona foram um atrativo. “É algo que as surpreende, porque comem, sentem-se bem, ficam saciadas”, afirma, acrescentando que estes batidos contêm “boas proteínas, vitaminas, minerais, e sobretudo são apelativos, porque os olhos também comem”.
Foi assim que nasceu o gosto por “desenvolver esta “missão” de tornar o mundo mais saudável e feliz”, acrescenta.
A pandemia mandou toda a sociedade para casa em março do ano passado, e isso acabou por levar ao encerramento do espaço. Mas não prejudicou a procura pelos batidos de Ana Maria Guilherme. “Os clientes que estavam habituados a todos os dias tomar os meus batidos notaram a diferença e começaram a pedir que os fizesse para entrega”, o que acabou por aceder, conta.
Começou por fazer os batidos para que os clientes fossem buscar à sua casa, no Campo. Mas a partir daí o projeto desenvolveu-se e nasceu, então, a Vitamina H. Os batidos gourmet começaram, então, a ser distribuídos em take away, mas Ana Maria Guilherme acabou por alargar a outras formas de fazer chegar os seus batidos a quem tanto os solicitava. “Havia quem não se pudesse deslocar na hora de almoço, então comecei a levar os batidos, e o concentrado de ervas que se toma antes, ao domicílio e ao local de trabalho dos clientes”, acrescenta.
Além disso, criou ainda, num espaço junto à sua casa de madeira, no Campo, um espaço onde as pessoas podem tomar a sua refeição num ambiente tranquilo e de são convívio. “É uma hora a meio do dia que as pessoas aproveitam para alimentar também a alma, num espaço muito agradável, e vão revigoradas para uma tarde de trabalho”, afirma.
A “missão” de Ana Maria Guilherme vai além do simples negócio dos batidos nutritivos. “Tenho a parte do aconselhamento relativo aos hábitos de vida saudáveis, nomeadamente na prática de exercício físico e de evitar o sedentarismo. Quando alguém chega até mim, começo por perceber o que a trouxe e o resultado que pretende alcançar”, não só com a mudança para o consumo dos produtos Herbalife, “mas também ao nível da alimentação tradicional, onde se podem fazer escolhas mais saudáveis, com pequenas alterações que, no longo prazo, vão fazer muita diferença”, sublinha.

Maratonas saudáveis
A experiência Vitamina H pretende, igualmente, envolver em comunidade pessoas que têm o objetivo comum de buscar o bem-estar através da alimentação saudável.
Exemplo disso são as “Maratonas Saudáveis”. Mais que um desafio, trata-se de criar grupos em que os participantes se motivam uns aos outros em torno da perda e manutenção de peso.
“As pessoas têm que fazer uso diário de um chá ou batido. Se uma pessoa substituir duas refeições pelos batidos cria défice calórico, sem falhar com os nutrientes de que necessita, e é isso que proporciona a perda de peso”, afirma Ana Maria Guilherme. Nesses 10 dias, “partilhamos o nosso peso, o que comemos, o que bebemos, o exercício, mas também os pensamentos, os livros que estamos a ler, receitas Herbalife e tradicionais saudáveis, o que é uma forma de partilha e motivação, porque, muitas vezes, o que falta nos programas de perda de peso é a motivação”, diz.
A maioria dos clientes da Vitamina H chega a Ana Maria Guilherme através de aconselhamento de amigos e familiares, mas também é possível encontrar o projeto através das redes sociais da empreendedora. ■