Alcobaça recebe pós graduação da U. Coimbra

0
60
A formação decorre em Alcobaça
- publicidade -

Estabelecimento de ensino superior reforça o compromisso com a descentralização do ensino

A Universidade de Coimbra (UC) apresentou oficialmente, a 21 de junho, a pós-graduação em Gestão de Serviços de Informação de Arquivo, Biblioteca e Museu, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, coincidindo a sessão com o arranque oficial das aulas. A pós graduação abriu com 25 vagas, das quais 13 para técnicos superiores e 12 para professores. Tem alunos de todo o país, incluindo da Madeira, explicou a coordenadora da pós-graduação, Maria Marques, à Gazeta das Caldas.

A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a descentralização do ensino. “A descentralização da oferta formativa é fundamental para o desenvolvimento e coesão territorial e, sobretudo, para o fomento do turismo, neste caso da região Oeste da zona Centro”, refere também a docente e investigadora da Faculdade de Letras da UC.

- publicidade -

A formação, que é ministrada no Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, aposta num modelo híbrido, combinando metodologias tradicionais e digital. O objetivo principal é desenvolver as competências dos alunos em diversos Serviços de Informação (SI), com uma abordagem integrada à gestão de arquivos, bibliotecas e museus. De acordo com a vice-reitora da Universidade de Coimbra, Cristina Albuquerque, esta oferta descentralizada ilustra a estratégia de todo o projeto, no que diz respeito ao acesso a uma oferta formativa de qualidade, inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, junto dos territórios.

A pós-graduação é composta por 15 micromódulos, lecionados em regime híbrido com aulas remotas às sextas-feiras e presenciais aos sábados. Esta edição é financiada a 100% pelo PRR, sendo a frequência gratuita para técnicos superiores e professores, e conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares, da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça e Coimbra. Para completar as 270 horas da formação, os alunos devem realizar quatro módulos obrigatórios e escolher dois ou três opcionais, totalizando 60 ECTS (créditos).

Para além da pós-graduação, os formandos podem inscrever-se nos 11 micromódulos opcionais, permitindo uma aprendizagem mais flexível e personalizada. Estes funcionam independentemente da pós-graduação, online e em horário pós-laboral.

- publicidade -