Competição decorreu em Izmir, na Turquia, e juntou mais de mil equipas de 85 países
O Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas Raul Proença marcou presença nas Olimpíadas Mundiais da Robótica (WRO 2024), que decorreram em Izmir, na Turquia, entre os dias 26 de novembro e 1 de dezembro.
A WRO, criada há 20 anos, tem por objetivo inspirar jovens de todo o mundo a explorar e desenvolver competências em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, através da resolução criativa de problemas, com desafios em diferentes categorias, como Robot Mission, Future Innovators e Robot Sports. “Mais do que uma competição, o evento é um ponto de encontro multicultural onde estudantes colaboram, aprendem e partilham experiências enriquecedoras, preparando-se para desafios futuros”, refere o agrupamento.
Este ano a competição reuniu 1059 equipas, de cerca de 85 países. Na prova Robot Mission, participaram 400 equipas, das quais 114 no escalão Júnior, tendo a equipa caldense ficado em 69º lugar. A prova Robot Mission consiste em desafiar as equipas a projetarem e programarem robôs totalmente autónomos para resolverem desafios num tapete de competição.
“Este resultado é particularmente significativo, considerando que foi a primeira experiência da equipa numa competição internacional”, refere a escola, salientando ainda que os estudantes caldenses tiveram a oportunidade de partilhar experiências com o Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, de Torres Vedras, que também representou Portugal na competição.
Este projeto contou com o apoio das empresas INM – Innovation Makers e Evoparts, e do município caldense, e a organização e coordenação nacional da Associação Nacional de Professores de Informática, que acompanhou as equipas.
Para além da competição, a viagem proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecerem a riqueza cultural da Turquia, nomeadamente da cidade de Izmir. ■