Este ano as Águas Santas também têm o seu presépio

0
429
Presépio foi feito à mão e levou cerca de dois meses a construir
- publicidade -

Iniciativa da associação permite dar a conhecer a evolução no edifício sede

Na tarde de domingo foi também inaugurado o presépio das Águas Santas. Esta é uma novidade do Natal deste ano e foi promovida pela Associação Cultural e Recreativa das Águas Santas.
O presépio, feito à mão, procura recriar a arquitetura da cidade de Belém, mas também as profissões que existiam antigamente. Este tem uma particularidade: a existência de duas tabuletas que indicam dois caminhos, um para Belém e outro para… as Águas Santas.
O presépio foi feito com recurso a musgo e areia e tem algumas peças mecanizadas, para lhe conferir movimento. Esteve em preparação durante cerca de dois meses.
A associação é um projeto que nasceu nos anos 90 do século passado pelos moradores daquela zona, mas que recebeu uma nova dinâmica em 2022, com uma nova geração a assumir o projeto. O grande objetivo passa pela reabilitação e abertura da sede, mas para tal é necessário fundos, pelo que têm estado a trabalhar, de diversas formas – como a participação em eventos (como as Tasquinhas), o desenvolvimento de produtos próprios para comercialização (os bolinhos das Águas Santas), entre outras ideias. Pretendem criar eventos e recriar tradições antigas, além de ter um espaço aberto para o convívio dos moradores.
Atualmente já é possível ver algumas melhorias no espaço da associação, como a colocação das janelas. O projeto prevê a colocação de uma pequena unidade museológica sobre a história do balneário das Águas Santas.
O presépio está aberto aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00 e a entrada é gratuita. ■

- publicidade -