Já é possível visitar os presépios nos Vidais

0
520
Este ano não houve novas figuras no presépio da Junta de Freguesia porque não foram terminadas a tempo
- publicidade -

Iniciativa, que é reconhecida pelo envolvimento comunitário, resulta em cerca de duas dezenas de presépios

Na tarde do domingo passado foi inaugurada a décima edição da iniciativa Presépios da Minha Aldeia, nos Vidais.
Este ano há 16 presépios a concurso, que podem ser apreciados. É um número inferior ao do último ano, em que tinha sido batido o recorde de participantes, com 18. A estes junta-se, sempre, o da Junta de Freguesia, que não participa no concurso.
Em 2014, quando foi criado, o evento, que envolve cerca de 200 pessoas, contava com nove presépios a concurso. As regras e prémios mantém-se dos últimos anos, sendo distribuídos cerca de 4000 euros em prémios (simbólicos, que pretendem fazer face aos custos, por exemplo, com eletricidade ou materiais). A reciclagem é um dos grandes focos da iniciativa. Os vencedores são escolhidos pelos próprios participantes, numa votação ao estilo da Eurovisão (não podem votar no próprio).
No último ano o vencedor foi o da Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Casal do Rei, com o d’Os Amigos da Capela do Casal do Rei e o do Grupo de Amigos de Cortém a fechar o pódio.
No âmbito dos Presépios da Minha Aldeia, na manhã de 15 de dezembro vai realizar-se o segundo passeio de motas e motorizadas pela rota dos presépios. A iniciativa, que no último ano reuniu 65 participantes, culmina com um almoço convívio.
Os presépios podem ser apreciados, claro, até ao Dia de Reis (6 de janeiro), quando são anunciados os vencedores.
Antes de percorrerem a rota dos presépios, o presidente da Junta, Rui Henriques, recordou a criação deste evento, agradecendo aos participantes e frisando a importância da integração no programa de Natal do concelho.
O autarca salientou a importância da iniciativa para dar a conhecer a freguesia e revelou que as figuras que encomendaram para o presépio da Junta não chegaram a tempo deste Natal.
“No próximo ano queremos reunir mais cedo para preparar melhorias no concurso dos presépios”, admitiu Rui Henriques.
Já o presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, destacou a sua satisfação por “ver que ano após ano a qualidade dos trabalhos é cada vez maior”. ■

- publicidade -