Alunos do Oeste destacaram-se no Jovem Talento da Gastronomia

0
76
Aluno da EHTO exibe o cheque referente ao 1º lugar na categoria “Pastelaria NX Hotelaria”

José Melo, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, venceu o concurso na Categoria de Pastelaria, com outros três alunos do Oeste a chegarem às semifinais

Quatro alunos de hotelaria do Oeste destacaram-se no reputado concurso Jovem Talento da Gastronomia. José Melo, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), chegou à Final Nacional, que decorreu nos dias 6 e 7 de dezembro, na Escola de Hotelaria de Fátima, alcançando o 1º lugar da categoria “Pastelaria NX Hotelaria”.
Esta foi a primeira vez que a EHTO teve um aluno a vencer a concurso, no qual participa desde o princípio, em 2012, como explicou o diretor, Daniel Pinto.
José Melo, de 20 anos, estudante de Gestão e Produção de Pastelaria e natural de Aveiro, estreou-se no concurso com uma “Torta de Maracujá com Manga, Hortelã e Rum”, receita criada com a ajuda do Chefe Pedro Carvalho do “The Yeatman Hotel”, no Porto, em que estagiou durante este verão.
O aluno procurou utilizar ingredientes marcantes para si, como o maracujá, que o “caracteriza” por representar os três meses em que estagiou num hotel na Madeira, o qual, sendo de origem nacional, contribuiu ainda para lhe dar pontos extra na competição, em que foi acompanhado pelo Chefe Bruno Marques, coordenador dos cursos de Pastelaria da EHTO.
A participação foi ainda uma oportunidade para o aluno estabelecer contactos e conhecer “chefes, projetos que estão a ser lançados em Portugal, os grandes restaurantes, marcas”, tendo ganhado um estágio e a possibilidade de um contrato com o grupo Plateform, para além de 3.000€ em equipamentos ou serviços da NX Hotelaria.
Henrique Silva, de Gestão de Restauração e Bebidas, na EHTO, André Rodrigues, da licenciatura em Gestão da Restauração e Catering na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IP de Leiria, e Catarina Santos, do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria do Polo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos, alcançaram as semifinais. ■