Alunos dos cursos profissionais terão experiência internacional

0
1852
Os docentes espanhóis e portugueses durante a visita feita à escola caldense

Mais de duas dezenas de estudantes da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro terão, pela primeira vez, estágios no estrangeiro no âmbito do ERASMUS + VET

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro disponibilizará este ano, pela primeira vez, a possibilidade aos alunos dos cursos profissionais de fazer dois meses de estágio num país estrangeiro no âmbito do ERASMUS + VET. Neste primeiro ano estão a ser estabelecidas parcerias com estabelecimentos de ensino de escolas de Vigo e Madrid (Espanha), Lille (França) e Hannover (Alemanha).

No passado dia 9 de outubro quatro professores do IES de Rodeira (Galiza) estiveram a visitar a ESRBP para estreitar a parceria. “É uma escola muito inovadora, enorme, não estamos habituados a ter espaços tão grandes, que unifiquem tantas famílias profissionais”, referia Mar Expósito Rodriguez, depois de conhecer o estabelecimento de ensino, com maior incidência na parte da formação profissional. Nas oficinas não ficaram indiferentes ao equipamento de ponta, do Centro Tecnológico Especializado (CTE) Industrial, destacando “a qualidade e a inovação já patente na escola e que permite aos alunos estarem preparados para as empresas mais competitivas”, salientou a docente de Formação e Orientação Laboral.

- publicidade -

Os estágios irão decorrer no final do ano letivo e os estudantes serão acompanhados por professores, que ficarão no local durante uma semana. Enquanto os alunos se integram no estágio, os docentes estão na escola parceira. No restante tempo de intercâmbio os jovens terão um tutor e, no final, os professores caldenses irão buscar os alunos, garantindo o acompanhamento na viagem de regresso.

Para Espanha as viagens serão feitas de autocarro, pois o programa ERASMUS + promove “viagens verdes”, que incentivam a utilização de transportes de baixas emissões como autocarros e comboios, em detrimento do avião.

Os responsáveis da ESRBP já visitaram quatro escolas na zona de Vigo e irão agora decidir quais serão os melhores sítios para os alunos estagiarem. A Alemanha é outro dos destinos possíveis para os jovens estudantes. Em dezembro os professores caldenses irão a Hannover numa visita preparatória, para depois os alunos irem mais tarde. Também já foram feitos contactos com escolas de Lille (França), para estágios nas áreas do turismo e apoio à infância, enquanto que na Alemanha se focarão nas áreas de informática, indústria automóvel e também automação, explica Maria do Céu Santos, diretora do curso Técnico de Ação Educativa e coordenadora do ERASMUS+ VET.

De acordo com a responsável, o objetivo é que neste ano letivo possam participar no estágio internacional entre 24 a 27 alunos dos vários cursos profissionais da escola. “O projeto que temos para este ano é que 8% dos alunos possam estagiar no estrangeiro, e para o ano já queríamos chegar aos 10%”, concretizou Maria do Céu Santos.

Atualmente a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro tem 24 turmas de cursos profissionais que conferem um diploma de equivalência ao ensino secundário, preparando o acesso a formações pós-secundárias ou ao ensino superior. Caracterizam-se por um ensino prático que recorre à formação em contexto real e simulado de trabalho, aliando a teoria à vertente técnico-prática. Este estabelecimento de ensino oferece também Cursos Tecnológicos Especializados (CTE) nas áreas Industrial e Informática, com uma forte componente prática e formação em contexto real.

O equipamento de ponta da escola foi realçado pelos visitantes
- publicidade -