Crianças da região assinalaram Dia da Árvore

0
228

Mais de 250 alunos das turmas do 1º ano do ensino básico das escolas do concelho das Caldas assinalaram o Dia da Árvore com uma ação de plantação de árvores junto ao Parque do Abraço Verde, nos dias 21 e 22 de março.
Também a Câmara de Alcobaça assinalou os dias da Árvore e da Água, com a campanha “O seu papel é fundamental”, que promove a troca de papel velho por plantas. Esta iniciativa pretende difundir as boas práticas ambientais, a reciclagem, a importância de valorizar a floresta e os benefícios que dela advêm. Esta atividade de educação ambiental promove a troca de papel ou cartão por plantas, hortícolas ou árvores, hortoterapia, assim como a visualização de vídeos alusivos ao tema da Água. Devido ao período de seca que o país atravessa, no dia 22 de março foi dado ênfase ao tema da água e à importância na vida humana.
Por seu turno, a Câmara do Cadaval está a assinalar a Semana da Floresta, em articulação com o Agrupamento de Escolas, dinamizando um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do concelho, no total de 23 plantações. A árvore escolhida para ser plantada foi o Carvalho-Cerquinho, uma espécie espontânea que cresce, principalmente, no centro do país.
Também na Nazaré decorreram várias ações de arborização e reflorestação. A autarquia e seis turmas do 2º ano dos três centros escolares do concelho assinalaram a data com a plantação de espécies autóctones como carvalhos, freixos e nogueiras, depois de uma ação de sensibilização sobre a importância das árvores para a produção de oxigénio. Na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio foi plantada uma oliveira, que tem associada uma mensagem de paz.