Dia Aberto na EB de Santo Onofre com centenas de pessoas

0
302
Alunos trabalham com professores na Horta Regenerativa do Onofre
- publicidade -

No passado sábado, dia 24 de maio, a EB Santo Onofre recebeu as famílias dos alunos

A Escola Básica de Santo Onofre, nas Caldas, viveu, no passado sábado, dia 24 de maio, um dia diferente, com milhares de pessoas no recinto escolar para conhecerem melhor as instalações e, em particular, o trabalho que ali é desenvolvido diariamente.
Era mais uma edição do Dia Aberto desta escola, que decorreu ao longo de toda a tarde, com diversas atividades.

A edição deste ano fica marcada pela inauguração da ludoteca, mas também por vários momentos musicais e de dança, por sessões de dramatização, pinturas e jogos lúdicos.
Ao percorrer as diferentes salas vamos encontrando experiências científicas, trabalhos artísticos, atividades desportivas, entre outras. Neste dia as diversas áreas de ensino dão a conhecer os seus trabalhos, não faltando um “British Tea” na sala de inglês, por exemplo.
Na sala dedicada à Robótica vemos os alunos a conduzirem robots. A gastronomia de diversos países da CPLP também foi dada a conhecer, no exterior. Ali perto, na zona do Telheiro, desenvolvia-se ainda o projeto Telhados de Amor – Sementes de Esperança, uma iniciativa que visava angariar fundos para a colocação de telhados em casas em África.
No exterior era também possível perceber o trabalho realizado com os alunos na horta regenerativa do Onofre.

- publicidade -

Além da comunidade educativa, o Dia Aberto contou com atividades dinamizadas pelos parceiros, da Academia de Música de Óbidos, a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha e o Conservatório de Música das Caldas da Rainha.
O diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, João Silva, explicou à Gazeta das Caldas que esta “é uma escola que neste dia acolhe crianças e familiares para verem o que trabalhamos diariamente”.

A Escola Básica de Santo Onofre tem atualmente cerca de 900 alunos, com total lotação, em oito turmas do 1º ciclo, 19 turmas do 2º ciclo e 12 turmas do 3º ciclo.

O diretor do agrupamento recordou que “começámos por fazer o Dia Aberto para mostrar a escola e desmistificar uma imagem que havia menos favorável da EB de Santo Onofre”, mas que “hoje em dia não precisávamos, porque a procura é muito grande, mas não é só quando precisamos que abrimos a escola”, fez notar o mesmo responsável, acrescentando o facto de professores e funcionários se disponibilizarem para dinamizar as atividades ao longo deste dia, proporcionando um sábado diferente aos alunos e às famílias.

“O grande desafio que nós agora temos é continuar a ser uma escola inclusiva e que, ao mesmo tempo, permita aos alunos desenvolverem todas as suas capacidades, sentirem-se felizes e com resultados, ou seja, que os pais sintam que os filhos estão numa escola segura, que dá experiências educativas e que, no final, os alunos conseguem ter excelentes desempenhos e estão preparados, quando vão para o 10º ano, seja qual for a área que escolherem, que se sentem tranquilos perante o que vão enfrentar”, apontou João Silva.

As diversas áreas dinamizaram atividades no Dia Aberto
- publicidade -