Jovens criam jogos sobre lendas de Óbidos

0
361
- publicidade -

Durante quatro dias, 45 alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e da Universidade Lusófona, criaram oito jogos sob o tema “Heritage Remixed – Rediscover the Past, Reimagine the Future”. Assim foi a quarta e última game jam (encontro de developers que tem como objetivo criar um jogo num intervalo de tempo muito curto) realizada em Óbidos no âmbito do projeto EPIC-WE, que decorreu entre os dias 13 e 16 de maio, na Praça da Criatividade.

Os jovens tiveram como desafio gamificar lendas de Óbidos e, para isso, contaram com o apoio de vários facilitadores do município para a vertente histórica e cultural dos jogos, e dos professores de ambas as instituições de ensino para a dimensão técnica de desenvolvimento. De acordo com a autarquia, esta game jam, que se despediu com a apresentação pública das oito provas de conceito, no passado dia 16, foi antecedida de uma fase preparatória, que incluiu uma visita à vila com todos os alunos para que pudessem conhecer e trabalhar os temas a explorar.

Pelo potencial gráfico, a lenda mais escolhida foi a do “Covão dos Musaranhos”, lenda esta associada à presença imaginária de “musaranhos” na Lagoa de Óbidos, e que eram vistos a emergir do covão, uma zona da lagoa, em busca de alimento.

- publicidade -