O Dia da Europa foi assinalado na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste na manhã de 10 de maio, com o descerrar de uma placa da Associação Europeia das Escolas de Hotelaria e Turismo e a exibição de postais digitais. O evento juntou os alunos à porta da escola para a habitual cerimónia protocolar, à qual se seguiu o hastear da bandeira da União Europeia.
O diretor da EHTO, Daniel Pinto, salientou a importância do projeto europeu no quotidiano e na existência de liberdade de circulação. “Apesar da saída de alguns países, como aconteceu recentemente com o Brexit, acredito que faz sentido lutar pela Europa, que nasceu de uma ideia de união para a paz”, declarou.
Daniel Pinto lembrou que a escola aproveita este sentimento de sinergia, por exemplo, através dos estágios Erasmus+. “Queremos incentivar e ampliar os estágios, porque são importantes para o enriquecimento dos nossos alunos”.
A vice-presidente da câmara das Caldas, Maria João Domingos, sublinhou a importância deste dia e também o facto de a escola “receber alunos de todo o país”.
A EHTO é embaixadora do Parlamento Europeu e nesse sentido, este ano os alunos foram desafiados a apresentar postais digitais. No final houve um almoço confecionado pelos alunos de Gestão e Produção de Cozinha.
O turismo está a retomar a atividade e já há alunos com estágios preparados para fora das Caldas, nomeadamente nas regiões turísticas de Lisboa, Porto e Algarve. Para o estrangeiro já há estágios marcados para Barcelona e Paris. ■