“Escolas que se Abraçam” leva Óbidos ao Brasil

0
275

Desde 10 de abril que um grupo de alunos, profissionais das escolas de Óbidos e a vereadora da Educação, estão em Conceição do Mato Dentro, estado de Minas Gerais (Brasil) no âmbito do projeto “Escolas que se Abraçam”, desenvolvido pelo município brasileiro em parceria com escolas públicas de vários países. Durante uma semana decorreram diferentes atividades com o objetivo de dar a conhecer mais sobre a cultura, educação e dia a dia deste município situado no sudeste do país.
O projeto nasceu em 2019, com o nome “Cartas de Lá e de Cá” e com 200 crianças de Óbidos e 250 de seis escolas de Conceição do Mato Dentro a trocarem cartas e a concretizar o sonho do embaixador José Aparecido de estabelecer pontes de cultura e educação entre os povos. Foram também escritos livros, organizados por escritores de Óbidos e do Brasil. O ano passado alunos e educadores de Conceição visitaram Óbidos e também foi assinado um protocolo de geminação entre a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e a Câmara de Óbidos.
O projeto envolve sete escolas portuguesas e sete brasileiras. A iniciativa junta as comunidades escolares de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. ■