
Laboratórios de Educação Digital estão ao serviço de toda a comunidade escolar e já dão origem a projetos inovadores
O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos tem desde outubro um Laboratório de Educação Digital (LED), um espaço de inovação, criatividade e aprendizagem prática, aberto a toda a comunidade escolar. No primeiro ano, já foram desenvolvidos vários projetos que colocam a tecnologia – desde componentes eletrónicos a robôs, passando por uma impressora 3D – ao serviço de professores e alunos, muito além das disciplinas das TIC.
O funcionamento do espaço, que tem uma sala exclusiva, é dinâmico e interdisciplinar, pensado para que professores e alunos de diferentes áreas possam explorar as potencialidades dos equipamentos. “Por exemplo professores de Físico-Química a trabalhar as resistências de circuitos elétricos podem vir mostrar os componentes, professores de Biologia podem imprimir células em 3D e até para Educação Física dá para imprimir aqui algumas peças interessantes”, exemplifica Marisa Matias, coordenadora do laboratório. O espaço permite ainda experiências inovadoras, como a utilização de robôs programados para coreografias, mostrando a versatilidade do equipamento, acrescenta.
“Ainda que, ultimamente, os alunos dos cursos profissionais estejam sempre connosco, recebemos desde meninos mais novos, que aqui podem treinar o pensamento computacional”, refere Gil Ribeiro, um dos professores responsáveis pelo projeto. “Os kits disponíveis permitem trabalhar desde tarefas simples, adequadas aos mais novos, até desafios mais complexos para alunos avançados, promovendo o raciocínio lógico e a criatividade, sem exigir conhecimentos prévios de programação”, acrescenta.
Entre os projetos já desenvolvidos, os professores destacam a colaboração entre o curso de cozinha e o laboratório, na qual alunos criaram moldes em 3D para cortar massas, numa experiência que uniu competências técnicas e criatividade. Essa solução foi, inclusivamente, apresentada em encontros nacionais de práticas pedagógicas inovadoras.
Outro exemplo marcante foi a atividade de robótica durante a semana da Josefa, em que alunos do 8.º ano montaram e programaram robôs para desenhar no chão, envolvendo também crianças do jardim de infância. “O feedback foi muito positivo. Viu-se que os meninos também tinham interesse e curiosidade. Só vem comprovar a nossa ideia de que isto é para todos”, sublinha Marisa Matias.
Mas também há alunos que utilizam o Laboratório para projetos avançados. É o caso de Leonardo Pimenta, que está a desenvolver um sistema de metaverso da escola para a sua prova de aptidão profissional. O objetivo é criar um mapa 3D fiel à escola, a partir das plantas de emergência e fotografias que o próprio recolhe. A ideia do aluno, atualmente no 11.º ano, é criar um ambiente virtual totalmente funcional, que a comunidade poderá utilizar através de avatares. “Um professor pode dar uma aula a partir de casa com o seu avatar, convocar os alunos para uma determinada sala e os alunos ligam-se através dos seus computadores, criará um ambiente mais atrativo do que propriamente as aulas no Zoom, como tivemos durante a pandemia”, detalha Leonardo. O aluno, que quer seguir estas áreas das tecnologias, também pretende incluir no metaverso da escola alguns minijogos.
O trabalho do aluno vai ainda resultar na impressão detalhada de uma maquete modular da escola. “Vai ajudar-nos na visualização de espaços e na organização de atividades, como exames ou distribuição de recursos”, refere Gil Ribeiro.
A aposta do agrupamento neste laboratório vai ao encontro de uma estratégia mais ampla de transição digital e ecológica, como explica José Santos, diretor do agrupamento. “O objetivo deste projeto é a escola dar condições aos alunos. Queremos uma aprendizagem que faça sentido para eles, que eles sejam alunos participativos, proactivos, e como já vimos está a dar resultado”. O Laboratório LED surge, assim, como complemento a outras salas tecnológicas e à biblioteca, promovendo o acesso a recursos e a um espaço aprazível, onde os alunos se sentem motivados a aprender.