Iniciativa da Fábrica de Startups e Turismo de Portugal tem parceria de várias entidades, entre as quais a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Período de inscrições abriu esta semana e os interessados têm até 7 de Outubro para formalizar a candidatura

Abriram, na passada terça-feira, as incrições para a 4ª edição do Tourism Explorers, considerado o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do Turismo, que se realiza nas Caldas da Rainha, pelo quarto ano consecutivo.
O programa pretende “capacitar os empreendedores de todo o país e ajudar a reduzir as assimetrias regionais” e foca-se este ano nos desafios que a pandemia trouxe ao sector do turismo.
A iniciativa é totalmente gratuita e as inscrições estão abertas até ao 7 de Outubro no endereço www.tourismexplorers.pt.
Dividido em Ideação e Aceleração, o Tourism Explorers vai decorrer, em simultâneo (através de live streaming), noutras cidades, como Aveiro, Beja, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lagoa (São Miguel), Lisboa, Setúbal, Porto e Viseu.
Na Ideação, os participantes vão ter de encontrar uma solução inovadora para o desafio que lhes for colocado.
Na Aceleração, as equipas vão ter oportunidade de testar e validar o seu modelo de negócio.
A Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, volta, assim, a apoiar os participantes a criar novos negócios de sucesso, definir a melhor estratégia para o negócio, adaptar o negócio a uma nova realidade e aceder a uma rede única de mentores nacionais, parceiros especialistas no setor, potenciais clientes e investidores.
Lançado em 2017, o Tourism Explorers já envolveu mais de 730 empreendedores, espalhados por 17 cidades, e contribuiu para o desenvolvimento de mais de 290 startups.
De acordo com o mais recente Relatório de Impacto, 60% das startups que participaram neste programa continuam ativas, 23% recebeu algum tipo de investimento e 13% conseguiu internacionalizar o seu negócio, sendo que a maior concentração recai sobre Espanha e o Brasil.
Para a concretização deste programa, a Fábrica de Startups e o Turismo de Portugal contam com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e um conjunto de outros parceiros locais.

PRAZOS DE PARTICIPAÇÃO

Até 7 de Outubro decorre o Período de Candidaturas, ficando o Programa de Ideação previsto para os dias 21, 22 e 23 desse mês. O Programa de Aceleração vai decorrer de 3 a 26 de Novembro e a Grande Final Nacional está aprazada para 3 de dezembro.