Fiesta Finder, uma plataforma na internet que ajuda a promover, financiar e organizar os milhões de eventos tradicionais de todo o mundo, foi o projecto vencedor nas Caldas da Rainha do programa Tourism Explorers. Da autoria de Ricardo Roque, Ana Filipa Cordeiro, José Alves Rio e Jorge Santos, o projecto disputou, no passado dia 24 de Outubro, a grande final na Covilhã, mas não conseguiu arrecadar o prémio final de 10 mil euros, que foi entregue à startup Fast-MP. Esta empresa do Porto apresentou uma plataforma online que ajuda os lojistas da restauração e bebidas a resolver problemas no atendimento ao público.
Nas Caldas da Rainha houve 14 equipas a participar na fase de aceleração e, destas, 11 criaram um projecto e disputaram o primeiro lugar na final local, que decorreu a 17 de Outubro.
Para além do FiestaFinder, vencedor da fase local, foram apresentados o projecto “Ocean Zipline – Sobrevoar o oceano é outra Onda”, que consiste numa actividade de animação turística que organiza uma descida gravitacional sobre o oceano Atlântico, junto à praia da Nazaré, num percurso de 1.100 metros de distância com uma elevação máxima de 110 metros de altura.
Foi também apresentado o projecto “3e60 Soluções Imersivas”, que ajuda os turistas a conhecer novos destinos com o uso da realidade virtual, e o “GAMEBOX52”, que é um jogo de tabuleiro que explora as lendas, a cultura e a história de Portugal de uma maneira divertida.
O projecto “Portugal Old Friends” permite experiências de origem local, recorrendo às oficinas de olaria e cerâmica contemporânea, para criar proximidade com artesãos e artistas, e a Quinta das Cocas organiza experiências na natureza, com consciência ambiental. Outras ideias de negócio desenvolvidas nas Caldas foram o “Air Life Project”, uma ferramenta para turistas, “Santa Ana”, que permite uma experiência de turismo rural e “Interior à Vista”, que se propõe a organizar experiências de escape personalizadas em ambiente rural.
Um outro projecto, o “Fruir Touring”, pretende ajudar os amantes da Natureza, desporto e entretenimento a resolver o stress e falta de qualidade de vida utilizando experiências conectadas com cada tipo de clientes e com o ecossitema local.
O Tourism Explorers é um programa organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, que tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas startups relacionadas com o sector do turismo.