O Halloween está a sobrepor-se ao Pão por Deus?

0
933
David Silva, estudante (Caldas da Rainha)

David Silva, estudante (Caldas da Rainha)
Acho que o Halloween se está a sobrepor ao Pão por Deus, porque cada vez mais se vão buscar festas da tradição de outros países, principalmente dos Estados Unidos da América e Inglaterra, e o Halloween está a crescer como se fosse o Carnaval. Quando era pequeno, ia com a minha irmã e amigos ao Pão por Deus, na Benedita, mas hoje não conheço muita gente que vá. Acho que o Halloween ganha mais adesão pela parte da festa. O Pão por Deus é mais religioso e acho que isso se está a perder um pouco.

 

Liliana Santos, animadora sócio-cultural (Caldas da Rainha)

Liliana Santos, animadora sócio-cultural (Caldas da Rainha)

Em casa, e principalmente nas aldeias, ainda se incentiva muito o Pão por Deus. Juntamos a família toda, em Alfeizerão, e penso que nas aldeias do concelho das Caldas também é assim, combinamos num sítio a uma hora e vamos todos juntos. Nas escolas está a incentivar-se mais o Halloween porque também não se fazem festas de Pão por Deus, e a vertente comercial também é explorada, o que acaba por ser apelativo para os mais novos também.

 

Serafim Menino, reformado (Caldas da Rainha)

Serafim Menino, reformado (Caldas da Rainha)

Acho que o que deve permanecer é o Pão por Deus, que é uma tradição nossa muito antiga. Quando era criança já ia de porta em porta pedir o Pão por Deus na minha terra, no Norte. Deixem lá o Halloween para os países onde é tradicional. A minha mulher ainda hoje se prepara para receber as crianças no dia 1 de Novembro e ainda há muitas crianças a aderir. Oferecemos sobretudo doces e frutos secos.