Rede de Escolas de Turismo obtém certificação única a nível mundial

0
460

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Caldas da Rainha e Óbidos, integra aquela rede há 14 anos e sai beneficiada com este processo de certificação, cujo processo se iniciou em Setembro do ano passado. Director da escola considera que este galardão é um reconhecimento nacional e internacional e que apresenta um conjunto de mais-valias para os alunos, docentes e equipas directivas

A Rede de Escolas do Turismo de Portugal recebeu a certificação TedQual da Organização Mundial de Turismo (OMT), a primeira que a organização atribui a nível mundial a uma rede de escolas com estas características e que a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Caldas da Rainha e Óbidos, integra desde 2006.
Válida por dois anos, esta certificação reconhece a “qualidade da formação ministrada nas Escolas do Turismo de Portugal” e promove a “melhoria contínua da formação e investigação em turismo”, definindo um standard de critérios que garantem a qualidade dos projetos educativos das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo.
O processo iniciou-se em Setembro de 2019 com os necessários procedimentos de auto-avaliação, sendo posteriormente avaliado pelos peritos da OMT através de auditorias presenciais que incidiram sobre três cursos leccionados em todas as escolas da rede: Gestão de Turismo, Gestão e Produção de Cozinha e Gestão de Restauração e Bebidas.
Para Daniel Pinto, director da EHTO, esta certificação é o “reconhecimento nacional e internacional” da escola, conferindo acesso a um conjunto de estudos e informação especializada de uma rede mundial de instituições de ensino e formação em turismo, além de acesso a projectos de formação, cooperação e desenvolvimento “internacionalmente reconhecidos quer para alunos, quer para docentes e equipas directivas”.
A auditoria realizada pela OMT analisou com especial detalhe cinco áreas: a coerência do plano de estudos, as condições pedagógicas (incluindo metodologias e infraestruturas), a gestão da Rede e das Escolas que a compõem, o corpo docente e a adequabilidade do programa de estudos às necessidades e perspectivas futuras do sector.
Até 11 de Setembro decorrem as candidaturas para o próximo ano letivo 2020/2021 na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e em toda a rede de Escolas do Turismo de Portugal, que é constituída por 12 escolas distribuídas pelo país e é frequentada por cerca de 3.000 alunos.