Quinta etapa liga Catania a Messina e João Almeida parte em oitavo na geral

0
206

Depois da subida ao monte Etna na quarta etapa, amanhã a tirada liga Catania a Messina, num percurso de 174 quilómetros, sendo portanto considerada uma etapa curta.

A maior dificuldade está na subida Portella Mandrazzi, sensivelmente a meio da etapa, que parte de Catania em direção a Taormina, em estradas largas e essencialmente planas, mas onduladas, com apenas algumas retas, e expostas ao vento.

Depois de sair da linha da costa, o pelotão enfrentará então a subida com uma pendente média de 4%, seguida pela descida que o levará até à costa norte da ilha. Os últimos setenta quilómetros serão junto à costa, em estradas largas, planas e retas, apenas com algumas zonas urbanas.

A quatro quilómetros do final, o pelotão entra na zona urbana de Messina, passando pelas avenidas, primeiro a descer e depois a subir, até à marca dos 1500 metros e depois descem. A 800 metros da meta os ciclistas irão encontrar uma curva final.

No final desta etapa, o acumulado será de 1200 metros, bastante diferente dos 3500 metros do dia anterior, no qual João Almeida conseguiu ganhar três lugares na geral, estando agora a dois minutos da maglia rosa (agora liderada por Juan Lopez Perez, da Trek Segafredo). Na camisola branca, da juventude, o ciclista de A-dos-Francos é agora o terceiro.

A etapa terá início às 10h20 (hora portuguesa) e a previsão meteorológica apresenta temperaturas entre os 16 e os 24 graus ao longo do percurso.