AGRUPAMENTO FERNÃO DO PÓ – Alunos de Turismo Ambiental e Rural visitaram o Norte de Portugal

0
505

IMG_0070Ao longo de três dias os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento Fernão do Pó puderam conhecer os principais pontos  turísticos do Porto, de Guimarães e do Vale do Douro. Esta visita enquadra-se nas disciplinas leccionadas neste Curso que viram nesta atividade a possibilidade em desenvolverem no terreno os conceitos trabalhados em sala de aula.
A visita começou no Porto com numa descida à Ribeira no funicular dos Guindais, para de seguida atravessarem para Vila Nova de Gaia, onde realizaram uma visita às Caves Ferreira, umas das mais emblemáticas da região. Seguiu-se um passeio pela Ribeira e uma subida à Sé. Nesta primeira noite o grupo ficou alojado no Hostel Tattva, situado no centro histórico do Porto o que possibilitou aos alunos explorar esta nova modalidade de alojamento que no nosso país muito se tem multiplicado nos últimos anos.
O dia seguinte teve início com uma subida à Torre dos Clérigos, uma visita à Livraria Lello e uma passagem pelo mais belo Mc Donalds do mundo. Em seguida, o grupo apanhou na estação de São Bento o comboio com destino a Guimarães onde chegaram por volta da hora do almoço. À tarde realizaram uma visita ao Paço dos Duques de Bragança e passearam pela cidade de Guimarães.Nesta segunda noite o grupo ficou alojado no Hostel S. Tiago 31, situado na famosa Praça S. Tiago num dos seu edifícios com cinco séculos de história.
No terceiro dia os alunos foram levados num passeio ao longo do vale do Douro entre a Régua e o Pinhão tendo na primeira paragem realizado uma visita ao Museu do Vinho do Porto que fica em Peso da Régua à beira rio, e no Pinhão, puderam desfrutar das paisagens vinhateiras esculpidas ao longo de séculos. O Porto e o Vale do Douro apresentam na atualidade uma dinâmica turística muito interessante e que importa explorar com os alunos nas áreas de formação ligadas ao turismo.
No curso profissional técnico de Turismo Ambiental e Rural lecionado no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó tem-se desenvolvido um intenso plano de visitas possibilitando assim aos seus alunos diversas experiências muito enriquecedoras para o seu processo formativo. O percurso do ensino profissional deverá apostar no relacionamento entre os conteúdos lecionados em sala de aula e a realidade, permitindo aos alunos  Aprender, Conhecer e Experimentar.

Agrupamento de Escolas Fernão do Pó
Escola Secundária Raul Proença