Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 16:36
- publicidade -
InícioInstitucionalPS/ÓBIDOS - É preciso regular o espaço público

PS/ÓBIDOS – É preciso regular o espaço público

-

O património de Óbidos é constituído pelos monumentos, o castelo, as igrejas, o casario. Mas património é também toda a vivência que um lugar nos proporciona, o ambiente que se vive nas suas ruas, praças e recantos, o seu espaço público. Ambas as dimensões do património exigem conservação e

um cuidado permanente, para não descaracterizar a Vila, que tantos visitantes atrai. Deixemos, por agora, as questões do património construído e vejamos o que sucede no espaço público. As ruas de Óbidos estão cheias de elementos diversos, de carácter utilitário ou com fins publicitários, fixos ou móveis, que “inundam” o espaço público. Recentemente, até uma espécie de avançado fixo permanente foi criado no início da Rua Direita. Para além das graves questões estéticas e de fruição do espaço, há claramente uma dimensão de segurança e de protecção civil que devem ser tidas em conta: se houver qualquer incidente dentro da Vila, como se acede? Como se socorre? Como se apaga um eventual incêndio? Preservar e defender o património passa por garantir a qualidade do espaço público, condicionando a sua utilização e regulando todos os equipamentos que o invadem por toda a Vila. Passa por retirar os elementos usados nos eventos na Cerca do Castelo, devolvendo-lhe a dignidade original, pelo menos entre os eventos. É estranho a Direcção-Geral do Património Cultural (cujas anteriores designações eram Direcção-Geral dos Monumentos Nacionais, IPPAR e IGESPAR) aparentemente ser indiferente a esta situação que se vem arrastando há anos. Não queremos entrar em lutas e disputas inúteis. Esta é uma enorme preocupação que deve unir todos os obidenses, residentes, comerciantes, Câmara, Junta de Freguesia, forças políticas locais, no poder ou na oposição. É inaceitável a falta de regulação a que se assiste no espaço público em Óbidos, é imperioso que as regras definidas (ou a definir) sejam claras, que sejam iguais para todos, que sejam cumpridas. Todos devem ser chamados a colaborar neste desígnio, que deve merecer prioridade máxima por parte dos responsáveis locais.

PS Óbidos

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.