A Lagoa de Óbidos

0
894

Notícias das CaldasA Lagoa de Óbidos é frequentemente alvo de continuadas descargas de esgotos domésticos/industriais, de químicos oriundos das produções agrícolas e lixo doméstico que entre outros problemas de poluição projectam o espaço para um continuado declínio da biodiversidade que em paralelo com falência de grande parte das actividades económicas conduz o território para um espaço estéril e falido.
Este estado foi num primeiro impulso a principal razão para que fosse criado um grupo de trabalho, constituído por docentes e investigadores do GITUR – IPLeiria, que vêm desenvolvendo um plano estratégias que visam contrariar esta absurda tendência.
Existe por isso a forte convicção de que é crítico alterar o presente status. A mudança terá que passar pelo desenvolvimento de estratégias na fileira do turismo, criando e desdobrando um plano interpretativo que replique as diferentes actividades económicas e sociais, algumas ancestrais, da Lagoa de Óbidos.

Por outro lado a Lagoa terá que ser alvo de processos que não só privilegiem a responsabilidade social como estimulem as populações locais á mudança de paradigma com consequências no comportamento dos visitantes/turistas. Este modelo só poderá ser alterado com o recurso à interpretação dos espaços onde se perpetuam os legados culturais e passarão a promover novas experiências aos turistas.
O presente projecto tem como objectivo estratégico potenciar a Lagoa de Óbidos, um dos recursos naturais mais notáveis e que mais contribui para a caracterização da paisagem da região Oeste, como elemento gerador de novas oportunidades sustentáveis para a comunidade local. Este trabalho decorrerá do desenvolvimento de actividades turísticas e da promoção dos seus produtos. Com o aumento da atractividade do território naturalmente obter-se-á um crescimento da sustentabilidade e subsequentemente a dinamização de diferentes sectores económicos tais como alojamento, restauração e comércio tradicional.
Nesse sentido e dado que o sucesso só será possível se todos intervirem, o grupo de investigação reconversão do património e das gentes do mar do GITUR – ESTM – IPLeiria em Peniche, convida todos os que nutrem especial interesse pela lagoa de Óbidos ou que detenham informação sobre a Lagoa a entrarem em contacto com o grupo de trabalho. Nesse sentido poderão contactar remetendo e.mail para o endereço lagoa.obidos@ipleiria.pt ou ainda por telefone para a ESTM – 262783325 ou 965912320 nomeadamente às Segundas Feiras e Quartas Feiras das 10:00 às 18:00 solicitando contacto com Dr.ª Cátia Rebelo.

Mário João de Jesus Carvalho