Ainda sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 18 de abril de 2022

0
290
- publicidade -

Tema: Património e Clima
Museu da Cerâmica
O tema não podia ser mais apropriado, para o que pretendo manifestar acerca deste património que tão abandonado está. Durante os últimos anos, muito alarido houve aquando das vésperas das eleições, todos os partidos visitam o Museu, todos ficaram muito admirados com o estado de degradação do edifício, no entanto as eleições passam e ninguém, mesmo ninguém, volta a falar do assunto. O Museu da Cerâmica, depois de passar para a tutela da DRCC, verificou uma acentuada indiferença por este património, com a desculpa de que a passagem para o Município estava sempre para breve, mas o certo é que já lá vão doze anos, e o que se tem verificado é uma ausência de cuidados, desde a limpeza dos telhados, dos jardins, as constantes infiltrações  no interior do Museu, devido ao número de fetos e de outros lixos provenientes das árvores que circundam o palacete, humidades permanentes que degradam os vidrados das peças.
Este Museu é visitado por uns largos milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, sempre manifestando o sentimento que lhes vai na alma pelo mau trato desta relíquia, que é o edifício. É urgente que a responsável da Direção Regional de Cultura do Centro olhe para este património, quanto mais não seja para resolver os problemas das infiltrações e aproveitar a dinâmica da nova diretora, que me parece uma pessoa muito sensível e à altura.
Espero que no próximo inverno, as coisas estejam bem melhor, para não continuarmos a ver cair painéis de azulejos e outros ornamentos que decoram o palacete, onde muitas vezes fica em causa a segurança dos visitantes e do património. ■ Guilhermina Costa

- publicidade -