As Festas de Sto. Amaro em Alfeizerão em 2015

2
771

sto amaroFoi a Comissão Alfeizerão Dinâmica que por mais um ano assumiu a realização das Festas, ao pegar na Bandeira para 2016/17.
As tradições tentam manter-se, mas é bom que se arejem um pouco os hábitos – é essa a intenção deste grupo de pessoas que, a trabalhar conjuntamente com as instituições da terra (Casa do Povo, Misericórdia, Sport União Alfeizerense e Junta de Freguesia), tem vindo a modificar os atrativos investindo os lucros das festas na própria festa.
Foi assim que se conseguiu trazer nas festas de fim do Verão o Quim Barreiros e orquestras de top para os concertos e bailes. Este ano, com a colaboração da Câmara Municipal, tivemos uma tenda gigante montada no recinto, cumprindo a feitura de todo o programa sob um temporal desastroso. No primeiro dia nem a procissão pode desfilar pelas ruas da vila.
Mais uma vez o Rancho Támar e o Nazaré Mar se deslocaram à nossa terra num dia dedicado às suas gentes que religiosamente se deslocam por fé ao santo e também pela tradição de neste dia iniciarem o seu famoso Carnaval (faltou-nos um estrado, para nele dançarem, mas mesmo assim dançaram mostrando o seu profissionalismo e dedicação, cabe-nos dizer obrigado mais uma vez). Também nesta festa participou a tradicional Música da Fatia e desta vez com muito mais participantes – há que manter as tradições – houve alguns músicos que vieram do estrangeiro onde fazem profissionalmente as suas vidas para aqui estarem presentes
Os pinhões e as fogaças continuam a ser o chamariz nas Festas de Sto. Amaro, assim como o afamado frango assado em assador a carvão, já conhecido como o melhor da região. A barraca-restaurante trabalhou muito bem, agora também com outros pratos de tradições bem portuguesas.
Temos pena que o S. Pedro não seja um pouco mais cordial com o amigo Sto. Amaro nestes dias – também no domingo foi impossível cumprir com o calendário, ficando por atuar ainda um artista-cantor e as suas bailarinas, assim como o conjunto musical para o baile da noite. Vamos esperar pelas futuras festas e desejar que tudo se realize para o agrado de todos.

Graciete Simões Machado

2 COMENTÁRIOS