Boa presença dos Forcados das Caldas na Nazaré!

0
1227
- publicidade -

touradaA 5 de Setembro na Nazaré acompanhámos o Grupo de Forcados Amadores de Caldas da Rainha.
Abundante e animada presença de público bem acompanhado pela sociedade filarmónica local. Toiros de Varela Crujo bem apresentados. Alegres, nobres e codiciosos, com exceção para o último no final, foram fundamentais para um bom espetáculo, volta merecida para o seu representante.
Luís Rouxinol (substituindo Miguel Moura) esteve muito bem bregando com conhecimento e colocando ferros de grande qualidade, compridos, curtos e palmito de frente e um par de bandarilhas ao estribo, no centro levantando bem os braços.
Tito Semedo começou algo apático nos cumpridos mas depois arrimou-se. Boa lide em crescendo com bons ferros e um violino muito cingido pelo corredor.
Sónia Matias, enérgica, mexeu bem nos toiros e cravou de frente, apesar da muita intervenção do peão de brega e da velocidade que imprimiu às sortes. O toureio quer-se templado.
Marcos Bastinhas substituíndo o acidentado pai (colegas e forcados caldenses brindaram-lhe) mostrou-se triste, emocionado e determinado a triunfar. Bons cumpridos, brega eficientemente e ferros meritórios, em crescendo, terminando com 2 grandes pares no centro.
O praticante Nelson Limas foi agradável surpresa. Bem a lidar mostrou um toureio maduro nos cumpridos e nos curtos a quiebro cingido e depois superiormente de frente terminando com um par de bandarilhas.
Rouxinol Jr. voltou a estar bem perante um toiro difícil que se adiantava e no fim se negava. Boa lide, ferros meritórios bem de frente e 2 palmitos emotivos.
Os forcados estiveram coesos e valentes frente a toiros nobres com muita pata e força.
Pelo grupo de Cascais pegou o cabo Joel Zambujeiro bem ao 1º intento citando, carregando e recuando bem, encheu a cara do toiro e fechou-se eficazmente com o grupo a concretizar contra as tábuas. Marco Baião citou bem mas foi desfeiteado, à 2ª continuou indeciso mas uma boa ajuda colocou-o na cara do toiro e o grupo coeso subiu um pouco concretizando. Ventura Doroteia foi surpreendido por um arranque forte e imediato do toiro que o atirou pelo ar violentamente. À 2ª, já prevenido, alapou-se na cara do toiro com o grupo inicialmente a abrir, o que deu mais brilho à pega.
O grupo de Caldas após uma boa presença espanhola em Madrigalejo, Cáceres onde pegou os 4 toiros ao 1º intento, esteve bem. Lourenço Palha citou elegante recuou e fechou-se segundo as regras com o grupo ajudar contra tábuas. José Maria Abreu citou de largo, carregou e recuou bem fechando-se bem ajudado. António Galiano perante um toiro que não investia (parece sina sua) citou gingão indo buscar o toiro a terrenos proibidos e este saiu brusco, pelo alto, a defender-se, derrubando-o e pisando-o. À 2ª repetiu-se tudo, ainda se fechou na cara do toiro mas saiu. Á 3ª visivelmente esgotado teve ânimo e discernimento para insistir com brio, fechando-se, excelentemente ajudado por Francisco Kreye e o grupo coeso subiu um pouco a resolver.

Rui Lopes
rjnlopes@hotmail.com

- publicidade -