CHO. Hospital de Caldas da Rainha! Maca 29, Cama 10! Tributo

0
1069

Aconteceu comigo na minha casa, em Benedita, em 31 de Janeiro de 2020!
Após acidente doméstico (queda) fui transportado por ambulância INEM e encaminhado pelo CODU para o hospital de Caldas da Rainha, serviço de urgência, acompanhado pelo meu filho António.
Diagnósticado traumatismo torácico esquerdo (como observado pelo médico ortopedista e confirmado por Rx e TAC) 5 costelas partidas.
Foram 16 horas na maca 29, parqueada junto à sala de tratamento de enfermagem. Aí, senti dor mas não sofrimento, porque aprendi a gerir no livro “Os óculos da felicidade” do psicólogo catalão Rafael Santandreu, no capítulo 12, sem temer a dor. Segundo o ensinamento de um mestre Hindu para o seu discípulo. “Quando sentires dor, a única coisa que tens de fazer é expandir a tua compreensão daquilo que te rodeia. Podes ser lago em vez de seres copo”. Vivi o momento, apesar da dor. Este mesmo autor já me tinha encantado com o livro “ A arte de não amargar a vida”.
Ali observei doentes em maca, a monte. Tenho dificuldade em compreender politicamente, socialmente e como administrador hospitalar, não aceito esta situação!
Ouvi gritos de dor, choros, chamadas de aflição por dor aguda, urinol, arrastadeira, terapêutica de dor, carinho, amor e afeto, mãe, família, desconforto, angústia, mal-estar, ansiedade e desorientação.
Senti boa disposição de equipa multiprofissional de cuidadores. Muito bom! Muito bonito! Parabéns ao grupo e às chefias. Sabemos que nem tudo corre bem! Um médico e uma enfermeira alemães, nestas circunstâncias, ao fim de uma hora não aguentavam, despiam a bata e abandonavam o serviço.
Cama 10
Serviço de Cirurgia. Muito bem recebido e acolhido! Muito obrigado! Vivi “Hospital / Hotel para Doentes”
“Senti pessoas que gostam de pessoas” Mereci bons dias: Solares, profissionais e protocolares!
Gostei muito quando primeiro falaram à Pessoa, depois ao Doente e só depois à doença! Pela escrita do saudoso Prof. Doutor João Lobo Antunes, recentemente falecido, top 25 dos neurocirurgiões a nível mundial que para Sir William Osler (1849-1919), fundador da medicina clínica de base científica “Era mais importante conhecer o Doente que tem a doença do que a doença que o Doente tem”.
Foi uma experiência doce e gratificante. Apesar das dores, nunca senti sofrimento (a dor da alma) porque vivenciei carinho, preocupação, saber técnico e atitude de compaixão e cuidado para com a minha pessoa e dos outros Doentes! A anamnese feita pelo Dr. André, internato geral, foi um momento profissional, com uma atitude solar e bonita.
Ficam neste grupo de amigos todos os médicos, técnicos e auxiliares, voluntários, secretariado, visitas internas e externas, filhos: Filipe e António, irmão Inácio e irmã Lúcia, cunhada Ofélia e primas: Maria José, Conceição e Lina, prima Luísa e Uwe, equipa de bombeiros que me transportou da Benedita às Caldas, não esquecendo o meu colega de quarto Sr. Armando que me apoiou sempre.
Fui mentor e lutei pelo “ Hospital Oeste Norte”, inventado em 2001, para vos dar e à comunidade Oeste Norte, cerca de 250 mil pessoas. Foi aprovado por Resolução do Conselho de Ministros de 28 de Agosto/ 2008.
Perdido pela incompetência estratégica, irresponsabilidade social, politica e também ignorância de dois presidentes de Câmara à época: Caldas e Alcobaça
Nesta rosa observei alguns espinhos: vista bonita para a mata mas, aos quadradinhos, porta wc a abrir para dentro, bolores em tetos de wc que espelham, desleixo grave do serviço de manutenção. É um investimento com elevado retorno. Melhora a performance, sucesso clínico e mais importante a satisfação dos Doentes.
Não só temos o direito à saúde como temos o dever de cuidar da nossa saúde! Ganha cada individuo, como também o SNS, poupa 1000 milhões de euros no ano de 2020 em todos os seguintes (10% do orçamento do SNS)

Benedita, 8 de fevereiro de 2020
José Marques