Crise(s)

0
361
- publicidade -
Marília Santo
Project Manager

2020 parecia ser um ano promissor para a maioria das empresas e organizações. Contudo, o mundo foi assolado pelo surto do COVID, e tudo teve de ser reequacionado. Se algum Gestor disser que a sua Organização ficou igual desde março de 2020, não estará a ser verdadeiro consigo próprio.
Aparentemente, havíamo-nos livrado da crise, mas atualmente essa palavra está cada vez mais no nosso vocabulário, e é cada vez mais a realidade para muitos de nós – pessoas e organizações. E, tudo aponta para que estejamos ainda no início.
Com as medidas de apoio excecionais que foram lançadas, o impacto da crise está ainda camuflado – mas, a fatura terá de ser paga, e como tal as Organizações devem preparar-se o melhor possível.
Com a crise vem obrigatoriamente a mudança, e a necessidade de adaptação inédita a vários níveis das organizações.
A mudança é um processo inevitável e desejável nas Organizações. Contudo, a natureza humana é de resistência face à mesma. Assim, e perante um cenário em que a mudança é sinónimo de sobrevivência, a gestão não tem tempo a perder, e deve procurar práticas e estratégias que promovam uma transição e uma adaptação mais saudável e eficaz.
A crise e a mudança andam muitas vezes de mão dada – mas em regra nós não queremos mudar – nem individualmente, nem enquanto Organização. É preciso lembrar ainda que:
“Consumidores mais exigentes, novos competidores, redução forçada do ciclo de vida dos produtos, novo perfil da força de trabalho e muitos outros fatores vieram atormentar a vida já não tão tranquila dos dinossauros organizacionais.” (Wood, Curado & Campos, 1994).
Assim, quer esteja a sentir ou não os efeitos da crise, não deixe a sua Organização ficar para trás!
Se precisa de:
• reestruturar as suas equipas
• analisar a estrutura de recursos humanos
• efetuar despedimentos ou reduzir quadros
• negociar saídas de colaboradores de algumas áreas
• avaliar possibilidades de apoios à contratação ou manutenção de postos de trabalho ou
• apoio especializado, prático, e direcionado aos seus problemas
Consulte-nos!

- publicidade -