As viaturas constituem um suporte privilegiado para a disseminação e promoção da imagem da empresa ou instituição. Pela sua elevada mobilidade e visibilidade, bem como pela significativa superfície de exposição que oferecem aos públicos-alvo, as viaturas estendem a comunicação da empresa para lá da sua área de localização, atingindo potenciais mercados que, de outra forma, dificilmente seriam alcançados. Em serviço comercial, administrativo, de compras, transporte de clientes ou colaboradores, distribuição, assistência, fiscalização, ou simplesmente enquanto regalia de gerência ou chefia, toda a frota automóvel deverá estar ao serviço do marketing da organização.
Além das viaturas de serviço, algumas empresas e instituições mobilizam a participação de viaturas particulares na divulgação da sua imagem e na promoção dos seus produtos e serviços, oferecendo compensações monetárias ou outras, suficientemente recompensadoras para angariar potenciais interessados. Noutros casos, são estabelecidas parcerias com outras entidades, como é o caso dos taxistas, para utilização das suas viaturas como suportes de publicidade comercial ou campanhas de marketing social. Estas iniciativas, tanto podem ser realizadas com carácter permanente como em ocasiões especiais, constituindo, neste caso, uma ferramenta essencial do “marketing de guerrilha”.
Qualquer que seja a modalidade escolhida, importa assegurar que os diversos suportes de comunicação se articulem bem entre si e que os conteúdos transmitidos estejam de acordo com as linhas estratégicas do negócio. Ou seja, que os sítios (na Internet) e os impressos, os reclamos e as viaturas, as fachadas, os espaços interiores e as fardas de trabalho respeitem as mesmas opções de design e comunicação, obtendo assim um efeito de sinergia que potencia a força da imagem e o seu impacto sobre os públicos-alvo. Depois, é preciso garantir a boa manutenção e utilização desses suportes, designadamente a sua limpeza, conservação, actualização e operação. De facto, de nada serve ter uma imagem moderna, atractiva e sugestiva, se os respectivos suportes e mensagens estiverem desajustados ou descuidados.
No que diz respeito à utilização de viaturas próprias, de terceiros ou de particulares, para realizar a comunicação empresarial e institucional, é fundamental recorrer a bons profissionais de marketing e design, os quais possuem uma visão estratégica e dominam as melhores técnicas de criatividade e comunicação, conhecendo o estado da arte e o que de melhor existe em todo o mundo. Por outro lado, os parceiros deverão ser cuidadosamente escolhidos e as viaturas devidamente conduzidas e conservadas, a fim de não se comprometer a credibilidade e o prestígio da organização. Na verdade, a imagem da viatura é a imagem que o público forma da entidade que nela se identifica e promove, e essa imagem deverá ser sempre positiva e agregadora de valor, tanto para a organização como para os seus clientes.