Dificuldades de Aprendizagem

0
465

1560759_820685161299543_5786125452947314458_nCaríssimos Leitores:
Na altura em que as nossas crianças estão a iniciar o 2.º período, após as primeiras avaliações, por vezes, evidencia-se uma discrepância entre a potencialidade intelectual do aluno e os resultados escolares. Estudam, parece que sabem a matéria mas esse trabalho nem sempre se reflete na nota final. Será que estamos perante efetivas Dificuldades de Aprendizagem?
Na base de tudo isto, geralmente, estão os fatores emocionais – dificuldade em prestar atenção, instabilidade emocional, irrequietude, desobediência, ansiedade, baixa auto-estima.

O que vai nesse coração? É fundamental que pais e professores estejam atentos e, face a estes e outros sintomas, atuem o mais precocemente possível (hoje!), quer ajustando os conteúdos escolares à criança em questão, quer sinalizando-a aos serviços competentes (Consulta de Psicologia, Centros de apoio educativo, etc).
Cada criança deve receber uma educação apropriada às suas necessidades, potenciando o seu desenvolvimento pessoal, académico e social.

Criança bem acompanhada hoje – adulto feliz amanhã!
Bons estudos!!

Façam-nos chegar as questões que mais vos preocupam, através da nossa página de Facebook Gazeta da Saúde & Bem-Estar, por email saúde@gazetadascaldas.pt, através do telefone 965 765 367 ou entregando pessoalmente na redacção.

As mais pertinentes serão publicadas todas as semanas.

Participe! Ajude-nos a levar a saúde e o bem estar até si.

Psicóloga de Família
Sara Malhoa