Caríssimos Leitores:
Na altura em que as nossas crianças estão a iniciar o 2.º período, após as primeiras avaliações, por vezes, evidencia-se uma discrepância entre a potencialidade intelectual do aluno e os resultados escolares. Estudam, parece que sabem a matéria mas esse trabalho nem sempre se reflete na nota final. Será que estamos perante efetivas Dificuldades de Aprendizagem?
Na base de tudo isto, geralmente, estão os fatores emocionais – dificuldade em prestar atenção, instabilidade emocional, irrequietude, desobediência, ansiedade, baixa auto-estima.
O que vai nesse coração? É fundamental que pais e professores estejam atentos e, face a estes e outros sintomas, atuem o mais precocemente possível (hoje!), quer ajustando os conteúdos escolares à criança em questão, quer sinalizando-a aos serviços competentes (Consulta de Psicologia, Centros de apoio educativo, etc).
Cada criança deve receber uma educação apropriada às suas necessidades, potenciando o seu desenvolvimento pessoal, académico e social.
Criança bem acompanhada hoje – adulto feliz amanhã!
Bons estudos!!
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As mais pertinentes serão publicadas todas as semanas.
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Psicóloga de Família
Sara Malhoa