Um Livro Por Semana 173 – «Duas vidas numa só» de Paulo Alexandre

0
514

Paulo Alexandre (n.1931) cujo nome civil é Modesto Pereira da Silva Santos viveu de facto duas vidas numa só, título feliz do seu livro. São 37 anos de empregado bancário (1944-1981) e 50 anos de percurso artístico (1954-2004) o que soma 87 – mais do que os seus 79 anos de, digamos, Bilhete de Identidade.
Esta ligação entre cifrões e canções nasceu cedo: em 1939 tem 8 anos e o pai comprou-lhe um banjo. No S. João de 1944 é convidado a tocar numa festa dos vizinhos (Mello e Sousa) na Rua D. Luís de Noronha e acaba por entrar para o Banco Burnay como groom (pessoal menor) tendo chegado ao cargo de director.
O Óscar da Imprensa em 1962 para o seu conjunto vocal «4 de espadas» e o êxito mundial do «Verde vinho» são dois dos pontos de alto interesse do depoimento de Paulo Alexandre que teve a feliz ideia de convidar dois prefaciadores. Júlio Conrado, ex-bancário e escritor multifacetado (n.1936) foca as memórias do «velho» Banco Burnay e conclui: «Partindo de quase nada, modesto Santos terá cumprido todos os seus sonhos sem atropelar ninguém». Por sua vez Artur Agostinho, jornalista, actor e escritor, recorda «o Paulo, quer ao vivo nos populares Serões para Trabalhadores, quer em estúdio no Ouvindo as Estrelas, quer ainda em programas musicais da RTP produzidos pelo saudoso Mello Pereira». Surge uma faceta menos conhecida de Paulo Alexandre, como realizador de documentários: Fernando Lopes Graça, Manuel de Brito, Jorge Salavisa, Opus Ensemble, António Rosado, Joly Braga Santos, Artur Pizarro e Elisabete Matos.
(Editora: Ésquilo, Capa: Ana Isabel Vieira s/ retrato de Luís Guimarães, Revisão: Levi Condinho)