É motivo para falar!

0
876
Gazeta das Caldas
| D.R.

Estou muito orgulhosa!
Parece que temos dificuldade em elogiar e manifestar a nossa alegria pelas coisas boas. É fácil criticar, acho mesmo que é uma característica do ser português… mas esta atitude está a mudar, as novas gerações são mais confiantes, têm uma atitude mais positiva sobre a vida, elogiam com mais facilidade.
O assunto que trago hoje é um elogio a pessoas das Caldas da Rainha que nas suas vidas levam longe o nosso nome… levam longe o ser caldense, e a quem devemos ser gratos!
Certamente muitos outros nascidos ou criados nas Caldas brilham no mundo, não posso particularizar todos, escolhi áreas representativas, como o desporto, a pintura, o espetáculo, o desenvolvimento económico e a religião.
O Henrique Nascimento é um jovem de 17 anos que faz Tumbling, uma modalidade de trampolim. É aluno do Prof. Stélio Lage desde os 8 anos e é neste momento o terceiro mais qualificado das Elites de Portugal. Em 2018 representou-nos de forma magnífica nos mundiais da Rússia, tornando-se uma promessa em ascensão. O trabalho árduo e a determinação são elementos constitutivos deste jovem que tem no seu ADN a marca Caldas e a genica da mãe, Célia Nobre, várias vezes campeã de natação e recordista nacional, pelo nosso Clube de Natação Os Calimeros.
Em Dezembro, de 2 a 8, o Henrique vai estar nos Mundiais de Tóquio… – Força, Henrique!
O Arménio dos Santos é professor mas também é pintor, ou melhor é um artista, porque o artista expressa os sentimentos, as emoções e as ideias através de recursos plásticos. Nas suas telas quase podemos ouvir a beleza da sua alma em diálogo connosco.
O Arménio não é daqui, mas se nos abeirarmos da sua interpretação do Fado de Malhoa, vemos muito deste género de ser caldense no seu coração. Convido todos a irem à Galeria de Exposições de Turismo até ao dia 28 de Setembro… Vale a pena!
O Iúri Oliveira nasceu na nossa cidade, mas é do mundo e onde ele está as Caldas da Rainha está com ele. Quantos de nós poderíamos sequer imaginar acompanhar a tournée da Madonna? O Iúri licenciou-se em Desporto, mas foi a música que o levou a Londres naquele que foi sempre o seu grande sonho. Os instrumentos de percussão vibram no seu coração e encantam quem o ouve.
Este jovem acompanha, para além das suas duas Bandas, cantores como a Valéria, a Selma, a Sara Tavares, entre outros notáveis e entre eles o maior destaque é sem dúvida a Madonna… não tarda estará na Alemanha para mais espetáculos… – Façam barulho… aplaudam… é o nosso Iúri!
A Clara Roque é contabilista certificada na nossa praça. Como fala com tanto entusiamo das Caldas foi convidada a organizar aqui o Encontro Nacional de Contabilistas Certificados. O evento trouxe cerca de 1200 pessoas (o maior de sempre), oriundas dos quatro cantos de Portugal, que encheram a nossa cidade durante 3 dias. Foi uma organização gigantesca, que abraçou com a qualidade que a caracteriza. Valeu a pena porque pessoas felizes voltam e trazem gente.
Obrigada Clara!
Agora quero falar-vos da Irmã Ana Lucas. É uma jovem freira, que entregou a sua vida para servir os outros. Terminada a licenciatura a, então apenas, Aninhas não resistiu ao chamamento de Deus e deu-se à Igreja. Esteve em Moçambique, em Timor, em tantos locais… partiu há uns dias, mais uma vez para a Albânia.
A Irmã Ana é a pessoa mais feliz que conheço, nunca pede nada e está sempre pronta a dar e a ajudar. Sabe que como freira tem de ir para onde precisam mais da sua ajuda e vai consciente que é da cidade da Rainha das Misericórdias. Reza por nós Irmã!
Quantos pessoas excecionais as Caldas tem … sabe bem falar delas!
É motivo para falar… e mostrar gratidão!

Margarida Varela
margaridavarela13@gmail.com