Editorial: A Gazeta e as Comunidades de Aprendizagem

0
403

José Luiz de Almeida Silva

Para comemorar os 98 anos de idade a Gazeta das Caldas associou-se a outras entidades num colóquio, realizado na passada semana, sobre o ensino do futuro e as comunidades de aprendizagem. Para tal contou com a presença do secretário de Estado da Educação e do professor José Pacheco, que foi a grande alma e fundador da “Escola da Ponte”, projeto que tem sido replicado com êxito em várias partes do mundo, entre outros participantes.
O fulcro do debate esteve no que constituem as Comunidades (partilhadas) de Aprendizagem, naquilo em que um jornal como a Gazeta das Caldas, tem sido uma fórmula protagonizada na comunidade caldense.
Percorrer as mais de 5 mil e quinhentas edições deste jornal, permite conhecer a história e a evolução das Caldas da Rainha (vila, cidade, concelho) e dos restantes concelhos do Oeste ao longo dos quase cem anos, que se completam em 2025, mas também a história desde a sua fundação pois vários autores à mesma se referiram ao longo deste período.
O crescendo da utilização das novas tecnologias e dos meios imateriais, baseadas na internet, não poderão reduzir a importância que as fontes escritas têm, antes pelo contrário, devem reforçá-las.
Neste 98º aniversário gostaríamos que houvesse um otimismo sincero sobre o futuro destes projetos, mas tememos que tal seja difícil alcançar, pela desatenção e imobilismo de muitos responsáveis. Noutros países já estão implementadas medidas que valorizam estas formas de participação cidadã estando o nosso país ainda mudo, na prática, sobre este tema. Esperamos que 2025 permita ver mais e melhor. ■