Editorial: Valorizar a região

0
229

Joaquim Paulo

À beira de celebrar o 97º aniversário, que se assinala a 1 de outubro, e com o centenário já bem desenhado no horizonte, a Gazeta proporcionou, juntamente com o Museu do Hospital e das Caldas e um vastíssimo leque de entidades locais, um dia de sábado diferente no Parque D. Carlos I, com o retomar da Grande Regata no lago.
Ao longo de todo o dia, foram muitos milhares aqueles que se deslocaram ao espaço público mais relevante do concelho e da região para desfrutar de uma atividade ímpar, que reúne gerações e proporciona momentos de lazer, num ambiente verdadeiramente idílico, em que a natureza está em perfeita comunhão com o homem.
No final do dia de “competição”, uma das equipas saiu vencedora, mas, na verdade, quem ganhou foi as Caldas, que viu ser recuperada uma iniciativa com tradição e que movimenta famílias inteiras, empresas e organizações, imbuídas de um espírito de camaradagem como poucas vezes vamos assistindo ao longo do ano. Ultrapassada (esperamos) a fase mais aguda da pandemia, a retoma da normalidade precisa deste tipo de momentos para ser validada.
Para além de proporcionar à comunidade um serviço público de informação, de consubstanciar a figura de verdadeiro “guardião” da memória dos caldenses e dos obidenses (e também dos oestinos) ao longo do último século, a Gazeta das Caldas procura, ainda, cumprir outro papel: o de ser a força aglutinadora de uma região que, sobretudo nas últimas décadas, tem sofrido com a falta de investimento do Estado e perdido influência estratégica.