InícioOpiniãoCorreio LeitoresEm memória de Hermínio Martins de Oliveira

Em memória de Hermínio Martins de Oliveira

-

Permito-me seguir o exemplo de amigos de Hermínio Martins de Oliveira que sentiram o dever de manifestar publicamente a sua profunda mágoa pela morte de um Cidadão cuja memória merece ser justamente enaltecida.
No decurso da sua vida Hermínio de Oliveira não se limitou a desvendar os segredos dos seus ofícios que exerceu com grande mestria. Desenvolveu também profundos conhecimentos em outros ramos da arte, a de escrever e comunicar, a de formar e informar, que evidenciavam a condição de um homem que interiorizou a sua cultura com a modéstia e o senso que sempre distinguem aqueles que são os mais competentes. [shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na diversidade dos seus interesses intelectuais tiveram lugar os referentes ao exercício da cidadania. Hermínio de Oliveira pugnou sempre pela posse dos direitos políticos e cívicos que conferem ao cidadão a plenitude da sua condição de Homem livre. Foi esta convicção que inspirou o seu perfil de político que, no momento azado e coerentemente, fez a sua opção partidária. Do seu notável percurso político-partidário, não fez uma carreira mas uma missão que se iniciou, em representação partidária, logo após a Revolução de Abril, como membro da Comissão Administrativa da Câmara Municipal das Caldas da Rainha em representação do Partido Socialista, integrando posteriormente a Assembleia Municipal em sucessivos mandatos.
A sua eleição para o elevado desempenho de deputado à Assembleia da República representou o reconhecimento do mérito, culminando assim uma actividade política onde comprovou sempre, no exercício das responsabilidades assumidas, a sua integridade, a sua perseverança e o seu espírito de serviço.
Nascido nas Caldas da Rainha, Hermínio de Oliveira foi um Cidadão de referência que muito honrou a nossa comunidade. As suas actividades cívicas comprovaram uma franca disponibilidade para empreender ou participar em iniciativas que contribuíram para a divulgação e preservação do nosso património. Dos seus registos guardou a memória dos bens materiais e imateriais que configuravam a evolução da paisagem urbana e os cenários tradicionais, usos e costumes que preenchiam o quotidiano, reservando-lhes as preciosas “Crónicas do Meu Pequeno Mundo” que foram em boa hora publicadas, constituindo um repositório de natureza histórico-cultural de grande relevância.
O meu convívio com Hermínio de Oliveira remonta às décadas de 70 e 80, na época em que integrámos a representatividade do Partido Socialista na Assembleia Municipal. Desde então a nossa amizade consolidou-se, razão deste meu breve mas sentido testemunho que tem por intenção partilhar do reconhecimento de que o Cidadão Hermínio de Oliveira cumpriu toda a sua vida de forma exemplar, justificando amplamente o tributo que lhe é prestado após a sua morte, confirmação saudosa de admiração pelos valores intelectuais, éticos e sociais que definiram o seu bom carácter.
Apresento os mais sentidos pêsames a toda a Família.

Mário Gualdino Gonçalves

[/shc_shortcode]

- Advertisment -

Edição #5640

Capa da Semana


VER CAPA


INICIAR SESSÃO

Acesso exclusivo a assinantes