Faleceu António Fonseca

0
28

Na semana transacta tomámos conhecimento, através da Gazeta das Caldas, da notícia triste do falecimento de António Manuel dos Santos Fonseca, que há largo meses estava internado na Santa Casa da Misericórdia. A diabetes comia-lhe a vida, dia após dia.
Trata-se de um antigo atleta dos Sporting C. das Caldas, que foi muito bom praticante de Ténis de Mesa – um dos melhores do seu tempo – e também um bom saltador em comprimento, enquanto júnior, chegando a estar presente em provas nacionais.
Profissionalmente, eram um magnífico modelador cerâmico; entrando, após a conclusão do Curso de Ceramista, para os quadros da Fábrica Bordalo Pinheiro.
Ausentando-se para Angola – passados poucos anos – e lá constituindo família – regressou, após a descolonização, às Caldas e à Bordalo: onde se dedicou à recuperação de antigos modelos “Bordalianos”, que valorizaram imenso o espólio comercial da Fábrica. Era, de facto, um excelente artista, não convencional, que nunca se realizou, plenamente.
Os Amigos, os Companheiros de escola e também o Sporting das Caldas, jamais esquecerão o Amigo, o Artista, o Homem bom (pleno de humor) e o Atleta de eleição, que o Fonseca foi. Que descanse em Paz!

Mário Tavares