Férias divertidamente ativas

0
469

Vítor Ilharco
Personal Trainer

Agosto é, tipicamente, o mês de férias para os portugueses, marcado por dias de praia e alterações nas rotinas diárias. Além da interrupção laboral, é comum a pausa na prática de atividade física durante este período.
Há cerca de 12 anos que trabalho nesta área, e todos os verões sou solicitado para elaborar planos de treino, dar dicas ou fazer recomendações para que o exercício possa continuar a ser realizado sem equipamento extra. Esta adaptação é válida e demonstra uma tremenda dedicação. No entanto, apenas um número reduzido de praticantes, para quem o exercício é um hábito fundamental, adota estas estratégias. Estes atletas encontram prazer nos treinos e procuram manter a rotina mesmo quando estão longe do ginásio.
Contudo, além da grande percentagem de portugueses que não pratica atividade física ao longo do ano, muitos dos que são ativos veem o exercício apenas como um meio para alcançar um fim, como a perda de peso, e não pelo gosto pela atividade. Por isso, o período de férias é aproveitado para uma pausa nesta “obrigação”.
Na minha opinião, as férias podem ser uma oportunidade para diversificar as atividades físicas. Afinal, para ser saudável, não é necessário que seja aborrecido ou doloroso.
Felizmente, vivemos num país com condições meteorológicas fantásticas. Embora às vezes nos esqueçamos disso na zona Oeste, o sol e o calor dos meses de verão convidam a sair de casa. Nas férias, podemos deixar o carro em casa e fazer deslocações a pé ou de bicicleta. Caminhar nas zonas verdes da cidade ou na praia é uma ótima forma de aproveitar a natureza que nos rodeia. Automaticamente, o número de passos diários aumenta significativamente em comparação aos dias de trabalho.
O verão também é a época ideal para experimentar desportos aquáticos como surf, canoagem ou stand-up paddle. Existem inúmeras escolas onde é possível aprender e, quem sabe, descobrir uma nova paixão. Em família, na praia, as opções são muitas: raquetes, voleibol ou futebol, por exemplo. São atividades que talvez praticava com frequência, mas que ao longo dos anos foram deixadas de lado. Porque não dar-lhes uma nova oportunidade?
Há milhares de formas de ser fisicamente ativo ao longo do ano e da vida, variando as atividades para manter a motivação. Todos os movimentos que fazemos contribuem para a nossa saúde. Quanto mais divertida for a atividade, maiores são as probabilidades de querer repeti-la. ■