Pela primeira vez na sua existência a Infancoop participa num projecto europeu (Comenius) de parceria multilateral com escolas europeias. O Projecto “Puppets with a green mission” (Bonecas com uma missão verde) foi completamente financiado ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV). Integram este projecto, direccionado a crianças de Jardim de Infância, mais oito escolas dos seguintes países: Espanha, Bélgica, Holanda, Eslovénia, Roménia, Turquia, Lituânia e Islândia, que são muito diferentes relativamente ao clima, paisagem, latitudes e património natural.
Cada pais abordará um tema ambiental: resíduos, energia, transportes ecológicos, alimentação saudável, água, ar, flora, etc. À Infancoop coube a fauna.
A principal motivação para este projecto é tornar os alunos mais conscientes da natureza e de como ela deve ser tratada, assim como tornar as crianças mais conscientes do mundo em que vivem. Pretende-se também que as crianças entendam o que é a Europa, que ela faz parte do mundo e é composta por países com culturas e línguas diferentes.
Uma vez que as crianças aprendem sobre o meio ambiente interagindo e brincando com ele, escolheu-se a melhor forma de educação ecológica e de implementação deste projecto – através de jogos e usando as bonecas. Estas bonecas, uma por país e que viajarão por todos eles até finais de 2013, serão responsáveis pela introdução de dados relativos ás escolas parceiras e respectivos países. Todas as actividades serão desenvolvidas após uma cuidadosa pesquisa envolvendo toda a comunidade – professores, crianças e pais.
Os professores terão a oportunidade de visitar outros países, aprender coisas novas sobre novos lugares. Terão também a oportunidade de aprender sobre o sistema de ensino dos países parceiros. O corpo docente terá a oportunidade de conhecer o trabalho dos professores dos outros países europeus, melhorar as suas próprias competências em línguas através do Inglês e de outras línguas.
O trabalho de equipa entre professores e alunos de diferentes países, dentro da parceria, também dará uma oportunidade única de experimentar a dimensão europeia. Para saber mais sobre educação ambiental, será pedido aos professores para compararem as diferentes formas de ensino nos diferentes países. A questão é como tornar um tema difícil, fácil de aprender/divulgar aos alunos. Desta forma, o projecto é inovador.
Como cidadãos da Europa, alunos e professores poderão descobrir, através do trabalho do projecto, o que significa fazer parte de uma grande família europeia e as suas empatias multiculturais intensificar-se-ão.
O início do projecto está marcado para o dia 19 de Setembro com o início de uma Semana Europeia, em que todas as escolas simultaneamente farão a abertura de um “Canto Comenius” onde se fará a apresentação às crianças das bonecas e de aspectos significativos de cada país participante.
Carlos Ubaldo