Atividades do Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes

0
355

O último trimestre do ano tem sido bastante ativo para os associados do Núcleo das Caldas da Rainha, com múltiplas participações em eventos dos outros Núcleos do Oeste e com as atividades organizadas pela nossa Direção.
No passado dia 28 de outubro efetuámos um passeio a aldeias históricas da região da Guarda, com a participação de 51 associados e familiares. Foi um dia grande, muito bem passado, que permitiu ao grupo sair da rotina, em locais pitorescos, com boa gastronomia.
A 2 de novembro, celebrou-se o tradicional dia de finados no “cemitério velho”, com a participação de 45 pessoas, entres as quais associados, personalidades caldenses e transeuntes, em homenagem aos combatentes falecidos. Na nossa perspetiva, é uma das cerimónias mais importantes dinamizadas anualmente pelo Núcleo e sempre com a participação da Escola de Sargentos do Exército, e neste ano com a prece do Capelão Militar da Escola.
No próximo dia de São Martinho, 11 de novembro, iremos realizar o tradicional Magusto do Núcleo das Caldas da Rainha, que este ano coincide com o Armistício da Grande Guerra, e por isso terá um significado reforçado. Ainda está a tempo de fazer a inscrição no evento, que está aberto a todos os que queiram participar.
Seguidamente, no próximo dia 18 de novembro, no âmbito das comemorações do Centenário da Liga dos Combatentes, irá ser descerrado um painel de azulejos, no cruzamento da Rua Heróis da Grande Guerra com a “Rua das Montras”, em memória aos combatentes das Caldas da Rainha que perderam a vida nesse conflito mundial. Convidam-se os caldenses a estarem presentes na cerimónia, pelas 11:00 horas. O painel tem o patrocínio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, do Museu do Ciclismo, da Gazeta das Caldas e do Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes. A Escola de Sargentos do Exército vai dignificar a cerimónia com uma Guarda de Honra aos combatentes falecidos. Será garantidamente uma manhã de sábado diferente para as pessoas que têm a tradição de fazer compras e passear na zona histórica das Caldas ao sábado de manhã.
Em 2024, ano do centenário do Núcleo, iremos dinamizar diversas atividades, que serão gradualmente publicitadas, de forma a imortalizar os primeiros 100 anos do Núcleo criando bases para os próximos.
Se tiver dúvidas ou questões, pode contactar-nos através dos números: 913534239; 262843142; do e-mail: caldas.rainha@ligacombatentes.org; ou visitar-nos na nossa sede na Rua do Sacramento n.º 7, r/c esq. º 2500-182 Caldas da Rainha. ■

A Direção