Em seu artigo “(Mais) Uma proposta para o Termal” (Gazeta 2011/02/09) o Sr. Alves levantou alguns pontos que tocaram o meu coração e a minha alma. E ele quer debater ideias sobre os assuntos cobertos.
Gostaria de participar neste debate, mas não antes de nós concordarmos que debater é olhar para a realidade de hoje a partir de perspectivas diferentes.
Gostaria de contribuir para o debate na minha perspectiva de estrangeiro (holandês) que vive na região das Caldas há quase 5 anos.
‘’A oferta de turismo integrada “ teve especialmente a minha atenção durante a leitura do artigo do Sr. Alves. E o que eu notei foi que ele não mencionou a perspectiva de que ele estava a falar.
Deixe-me ajudá-lo e vamos conversar sob a perspectiva de “As melhores práticas na Europa”. Porque lutar pela atenção do turista só vale a pena se você agora souber que o “Cliente” (turista) ficará satisfeito e vai concordar que o que ele recebeu foi de alto padrão. Mais ou menos perto de “As melhores práticas na Europa”.
Deixe-me dar alguns exemplos (claro que estou a falar em tom de brincadeira!):
– Se as Caldas fossem comparadas com uma dentadura, o dentista teria muito trabalho pela frente.
– Se os restaurantes em Caldas entrassem num concurso de culinária europeia, eles seriam fortes concorrentes para “colher de pau” e não o prato de prata ou de ouro.
– Se os funcionários públicos de Óbidos entrassem numa competição “O concelho da cidade mais agradável e eficaz na Europa” não iriam passar a fase de selecção.
– Se o Termal em Caldas é comparado com os Spa´s elegantes na Europa, há um atraso quase insuperável.
– E com uma esplanada tão suja e abandonada (onde está a iluminação?), eu não inscreveria a Foz do Arelho em qualquer competição.
Mas!…
– Se a Praça da Fruta entrasse em qualquer competição desse tipo no mundo ficaria certamente entre os cinco melhores (se não fosse mesmo a vencedora)
– Se os vinhos locais fossem colocados numa competição “valor para dinheiro” eles seriam vencedores.
– E os produtos da Bordalo Pinheiro devem ser apresentados ao resto do mundo!
Então é isso, que a falta de estratégia é manter Caldas da Rainha para baixo? Acho que não. Creio que atingir um melhor conhecimento do que está disponível no mercado Europeu de Turismo, é o factor decisivo.
A janela que olha para Europa não é limpa há muito tempo. O que falta é: Imaginação; Dedicação e Excelência ao cliente; que são os factores decisivos na luta de concorrência do mercado turístico.
Eu estou convencido que o potencial está lá, mas um concelho que vai gastar milhões num parque de estacionamento subterrâneo na Praça 25 de Abril, enquanto apenas a cinco minutos a pé há um amplo espaço que poderia ser criado ao longo da linha ferroviária; quando na cidade há locais e edifícios que estão a clamar por ajuda e são ignorados, eu acho que, mesmo nos próximos 10 anos Caldas da Rainha não irá atrair os turistas de qualidade que está à espera.
Triste, mas eu acho que é a realidade inevitável se não houver uma mudança radical nos próximos 24 meses.
Martinus de Borst































