Nazaré e Lisboa, forcados caldenses: triunfo, tragédia e muito valor

0
656

O GFACR teve num espaço de uma semana duas boas presenças, a 3 de Agosto, na Nazaré e a 8 de Agosto, no Campo Pequeno. Corridas duras mercê da presença de duas ganadarias sérias e exigentes onde o público, bastante numeroso em ambos os casos, soube reconhecer o valor dos protagonistas.
Na Nazaré numa corrida feminina (incluindo a Diretora Ana Pimenta e a veterinária) um curro de Passanha impôs seriedade e exigência. Sobressaíram Ana Batista com muita classe e conhecimento e Ana Rita pela variedade e rodagem que apresenta. Sónia Batista primou pela garra que sempre exibe. As mais jovens Cláudia, Verónica Cabaço e Soraia Costa cumpriram com agrado mas mostrando que ainda têm caminho para percorrer.
A noite foi muito dura para os forcados, com mais de oito a passarem pela enfermaria e dois a caminho do hospital. Os do Ribatejo “agarraram” o toiro como puderam com um ajuda na cara e as portas dos curros já abertas, depois de 4 tentativas de caras e outras tantas de cernelha, até o cernelheiro sair sem sentidos. O cabo Pedro Espinheiro pegou bem à 1ª.
Os de Portalegre pegaram à 2ª por Ricardo Almeida a dobrar Rui Pombo que partiu a perna na sua 2º tentativa. Pegou bem à 1ª Marco Raimundo.
Os de Caldas foram mais bafejados pela sorte, não se magoando ninguém, o que se magoou foi o toiro após a tentativa de Duarte Palha pelo que teve que ser recolhido. Na primeira intervenção pegou bem Francisco Esteves, bem ajudado, à 2ª corrigindo inteligentemente os pormenores da tentativa inicial.
No Campo Pequeno na homenagem a Rui Salvador pelos seus 35 anos de alternativa, transmitida pela TVI, sobressaiu um imponente e exigente curro de Veiga Teixeira, Luís Rouxinol e dois grandes forcados do Grupo de Caldas da Rainha.
João Moura esteve em plano de maestro toureando com conhecimento e mérito e arriscando como se fosse um novato.
Rui Salvador não teve a noite redonda que sonhara mas esteve com muito mérito e dignidade em noite tão importante para si.
Luís Rouxinol, imparável, teve mais uma noite de grande êxito espetacular e com grandes ferros.
Os forcados de Tomar estiveram bem, com coesão, pegando à 2ª com muito valor Ricardo Silva e à 1ª sem dificuldade Luís Campino.
Os de S. Manços não tiveram a sua noite. Pegou Jorge Valadas à 2ª a dobrar Pedro Fonseca que fez 2 tentativas e também à 2ª sem grande brilho o cabo João Fortunato.
O Grupo de Caldas da Rainha enfrentou dois toiros enormes, cheios de força. O primeiro veio quase inteiro, por não se ter empregado na lide, com muita pata defendendo-se de mau modo e retirando a cabeça. Teve pela frente um forcado enorme, o cabo Francisco Mascarenhas, em cada tentativa com valor e determinação. Pegou à 4ª, com mérito total, com o Grupo a carregar e já com a perna partida. Saiu ao colo dos colegas sob uma enorme ovação, verdadeiramente épico. No último toiro Lourenço Palha, imponente, fez também um pegão aguentando violentos derrotes no alto e em baixo, com o Grupo a fechar bem, sob fortes aplauso que obrigaram o forcado a agradecer de novo nos médios após a volta com o cavaleiro. Em ambas as intervenções nota máxima também para Duarte Palha a rabejar.

Rui Lopes
rjnlopes@hotmail.com