O objetivo desta coluna, que a Gazeta das Caldas em boa hora criou, é o de proporcionar aos deputados um meio de darem a conhecer o trabalho que vão desenvolvendo.
No artigo deste mês gostaria de vos dar uma visão mais geral daquela que é a minha atividade enquanto deputada e dar a conhecer o trabalho que desenvolvemos no nosso dia a dia.
Os deputados, como é sabido, são eleitos por círculo eleitoral e integram Comissões Parlamentares que são criadas de acordo com grandes áreas temáticas. No meu caso, integro as comissões de Cultura e Comunicação, Saúde e Agricultura e Mar. Apesar de poderem (e até deverem) ter atividade em qualquer outra comissão, é naquelas que integram que os deputados desenvolvem trabalho de forma mais continuada e especializada.
A par destas atividades e no mesmo grau de importância, estão também aqueles temas que dizem respeito ao círculo eleitoral a que pertencem. Se é verdade que os deputados são eleitos para representar todo o país, é natural que, devido à sua proveniência, tenham maior conhecimento dos dossiers regionais do círculo eleitoral que os elegeu e, por isso, que sejam canais privilegiados para a resolução dos seus problemas.
Pode-se dizer que grande parte do nosso trabalho não é visível do ponto de vista material e que muito do que fazemos, antes de se materializar numa intervenção em plenário, numa intervenção em comissão, numa iniciativa legislativa ou noutra qualquer figura regimental, implica, regra geral, muitas reuniões e horas de trabalho de gabinete a estudar os dossiers, o seu histórico e respetivos antecedentes e a preparar propostas.
Também temos semanalmente visitas aos nossos círculos eleitorais e reuniões com os municípios, serviços desconcentrados da Administração Pública, instituições do distrito, empresas e cidadãos em geral. Esta proximidade permite-nos manter em permanência o contacto e aumentar o conhecimento que temos das diferentes matérias que acompanhamos.
Para que todos estas vias de contacto se mantenham abertas e desimpedidas, uma das preocupações que tive, quando assumi funções, foi a de criar um canal de comunicação com os eleitores através da criação de uma página pública dedicada à minha atividade política, no Facebook, que tento manter com algum nível de atualização. Em www.facebook.com/saravelezps podem acompanhar a minha atividade política e parlamentar, bem como contactar-me diretamente por mail, ou através da funcionalidade de mensagens.
Também no site do Parlamento, na área dedicada aos Deputados, podem encontrar na minha página o registo da minha atividade e as iniciativas legislativas em que me encontro envolvida, bem como um formulário de contacto que podem usar para enviar mensagens sobre os assuntos que entendam ser pertinentes colocar-me.
Reservei, também, as segundas-feiras para atendimento aos eleitores, que até março decorreu de forma presencial e que, agora, devido as medidas de contingência relativas à pandemia, decorrem por meios digitais. As marcações podem ser feitas nos canais que identifiquei acima.
Continuarei por esta via, e de forma mensal, a dar-vos conta do meu trabalho.