Ostraceiro (Haematopus ostralegus)

0
951
- publicidade -

O Ostraceiro é uma ave limícola característica de habitats costeiros, é um migrador invernante e pode ser observado com relativa facilidade na nossa lagoa, na língua de areia em frente ao cais da Foz, onde encontra grande variedade de presas, que consiste essencialmente bivalves. Provavelmente deve o seu nome à inclusão de ostras na sua dieta alimentar. É uma espécie inconfundível pelo seu tamanho e padrão, robusto, com um longo bico laranja e achatado lateralmente, é uma característica distintiva da espécie. As patas são longas, de cor avermelhada, e os dedos são fortes, unidos na base por uma pequena membrana interdigital. As asas são compridas e pontiagudas, bem como a cauda. Esta espécie não apresenta dimorfismo sexual, isto é, a fêmea é igual ao macho. O padrão preto e branco torna-o facilmente identificável mesmo a longa distância, tanto pousado como em voo e não se confunde com nenhuma outra ave limícola. Também é conhecido pelos nomes de Passa-rios, Pega do Mar e Pilha.
Numa das rubricas anteriores em que mencionei alguns dos fotógrafos caldenses que, considero alguns exemplos, do que de melhor se faz em fotografia, por lapso mencionei o João Santos, que é um amigo e excelente fotógrafo, mas não é das Caldas, e que passou recentemente por um problema de saúde, felizmente já em fase de recuperação.
Pretendia referir-me ao João Carlos, cuja paixão pela fotografia desde a sua adolescência, o levou a enveredar pela carreira profissional neste ramo. Com vários trabalhos premiados a nível nacional e internacional, este fotógrafo caldense é filho dos proprietários do estabelecimento Viveiros de Portugal, situado na estrada da Foz. Aqui fica desfeito o meu equívoco, com a devida e pretendida correção.
Um abraço a ambos.

João Edgar
sarabuga@gmail.com

- publicidade -